Em solenidade bastante concorrida, no Palácio República dos Palmares, o ex-Comandante da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Dário César, foi empossado nesta quarta-feira (26), como Secretário Estadual de Defesa Social de Alagoas (SEDS). Na ocasião, foi empossado também o novo secretário-adjunto da pasta, José Edson de Freitas.
Dário Cesar defendeu a integração entre as diversas áreas do governo para o combate às drogas, com foco no envolvimento da juventude. “Tem que haver uma sinergia entre os órgãos públicos, incluindo a Defesa Social, Educação, Saúde, Assistência Social e a Promoção da Paz, para que possamos dar uma atenção especial aos jovens no tocante às drogas”, afirmou.
O secretário destacou ainda que a cúpula que assume a Defesa Social tem a responsabilidade de avançar na política de segurança pública, com foco nos resultados, e salientando experiências bem-sucedidas de outros Estados brasileiros. “Não podemos fazer mais do mesmo, mas planejar na redução de homicídios com foco nos resultados. Vamos observar e até criar formas de bonificação para motivar os policiais, formas essas já demonstradas por Estados como Minas Gerais e o Rio de Janeiro”, completou Dário Cesar.
Na questão da operacionalidade das polícias, o secretário ratificou ainda que fará todo o esforço para manter e aperfeiçoar o trabalho de policiamento ostensivo nas ruas, “com aperfeiçoamento e sem esquecer da prevenção, mas focando também no bem-sucedido programa de Policiamento Comunitário em áreas críticas da violência e que aproxima a comunidade da polícia”, destacou.
O governador Teotonio Vilela Filho descreveu seu entusiasmo diante do início da gestão do coronel PM Dário Cesar à frente da cúpula da Segurança Pública alagoana. “Nós vamos ganhar a batalha contra a violência”, resumiu o governador Teotonio Vilela, ao afirmar que o passado de retidão e dedicação do coronel Dario César o credenciou para a maior missão da sua vida.
Teotonio Vilela lembrou ao novo titular da Defesa Social que ele não está sozinho e nem vai começar o trabalho do zero, além de destacar a parceria existente entre as instituições na área de segurança pública. “A integração das forças de segurança institucionais é inédita em Alagoas”, afirmou.
“O desafio do novo secretário, um dos maiores de sua vida, é muito grande, é imenso. Mas podemos afirmar, com convicção, que ele não encontrará um trabalho na estaca zero, mas dará continuidade a um parceria inédita que foi o apoio de todas essa instituições, como o Poder Judiciário, representado pela 17ª Vara, assim como o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), além do apoio do governo federal”, lembrou o governador.
O novo comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Luciano Silva, será empossado em solenidade militar em data a ser definida.
