×

Política

Novo secretário afirma compromisso com a segurança pública

Diógenes Tenório assumiu a Secretaria da Defesa Social nesta sexta

O governador Teotonio Vilela Filho empossou nesta sexta-feira (25), no Palácio República dos Palmares, o novo secretário de Defesa Social de Alagoas Diógenes Tenório.

“Confiamos na experiência do Dr. Diógenes Tenório para elucidar o problema global da criminalidade. Trata-se de um desafio em prol da vida e da liberdade. Seja bem-vindo e conte com o total apoio do Governo do Estado de Alagoas”, disse Teotonio.

Em seu primeiro pronunciamento à frente da pasta, o secretário Diógenes agradeceu pela presença das autoridades e dos jornalistas e o voto de confiança do governador. “Tenho consciência das dificuldades. Não mediremos esforços para estruturar nossos policiais e combater a violência”, afirmou o novo secretário.

Dentre as prioridades iniciais à frente da Defesa Social, o novo secretário destacou a continuidade de iniciativas do antigo secretário Eduardo Tavares. Dentre essas, destaque para valorização das carreiras policiais, ações integradas da Cúpula de Segurança Estadual com o Poder Judiciário e racionalização de procedimentos que reduzem os índices de violência e, consequentemente, garantem a tranquilidade dos cidadãos alagoanos.

Diógenes Tenório comentou que não se intimida com os desafios. “Não assumo esse cargo para brincadeira, todos nós alagoanos queremos mudanças reais, resultados concretos. Por isso, reforço o meu compromisso com a segurança pública estadual com um trabalho transparente e prestativo”, salientou.

O ex-secretário da Defesa Social Eduardo Tavares também participou do evento e destacou sua vivência no período em que esteve à frente da pasta. “Abracei a causa, a mais importante da minha vida, e tive dias intensos nesse órgão. Conseguimos entregar mais de quinze bases comunitárias, um novo prédio do IML, ampliamos o sistema de monitoramento, colocamos mais militares nas ruas e adquirimos equipamentos novos para repressão e prevenção de crimes”, destacou.

Além dos avanços citados, vale destacar na gestão de Eduardo Tavares a reativação da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), uma ação entre a Polícia Civil (PC) e a Policia Militar (PM) que atua na região litorânea de Maceió, a criação da Companhia Independente de Caatinga que reduziu os assaltos aos bancos e o tráfico de drogas no Sertão e também o deslocamento da Cavalaria da Polícia Militar para atender a região Agreste, em Arapiraca.

Finalizando seu discurso, o ex-secretário de Defesa Social falou do desafio de acabar com a criminalidade, um problema global. “Para atingir esse objetivo devemos planejar e aplicar os recursos com responsabilidade. Dr. Diógenes Tenório é um cidadão de passado íntegro, tenho certeza que todas as ações possíveis para assegurar a paz e a tranquilidade dos alagoanos serão tomadas”, concluiu.

Além do governador Teotonio Vilela e do ex-secretário Eduardo Tavares, participaram da solenidade de posse do secretário Diógenes Tenório o chefe do Gabinete Civil Álvaro Machado e diversas autoridades das três esferas públicas.

Experiência

Nascido no município de Murici, situado a 55 quilômetros de Maceió, o atual secretário de Defesa Social acumula vasta experiência no âmbito da segurança pública estadual. Dentre as tarefas atribuídas está participação nas ações da Câmera de Monitoramento do Programa Brasil Mais Seguro, no Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) e no Gabinete de Gestão Integrada (GGI).