Na cerimônia de posse realizada em Brasília, na última quinta-feira, 1º de dezembro, o novo reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico de Barros Lôbo, disse que espera dar o retorno de todas as conquistas de sua vida ao Estado que o acolheu. Ele ficará à frente da Ufal nos próximos quatro anos com uma gestão participativa e aproximando, ainda mais, a instituição da sociedade.
Em seu discurso, no Ministério da Educação, Eurico Lôbo destacou o crescimento da Ufal. “Os números da universidade dobraram nos últimos oitos anos e isso é um incentivo para continuar essa trajetória. Tenho muito a retribuir a Alagoas e vou trabalhar para construir uma história de vida à frente da Ufal”, declarou.
Ao dar posse ao novo reitor, o ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou-se satisfeito em empossar um reitor escolhido por sua comunidade acadêmica e que foi apoiado pela atual administração. “É bom saber que o projeto que está dando certo e colhendo bons frutos terá continuidade. Comprovamos que os investimentos feitos na Ufal foram bem empregados e reconhecidos pela comunidade universitária”, reconheceu.
Haddad disse ainda que a Ufal é o exemplo de que o Governo Federal está no caminho certo. “O MEC está reformando e construindo mais de três milhões de metros quadrados nas Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior). Esse é o caminho para desenvolver o país “, destacou.
Conselheira do Brasil
A solenidade também foi momento de despedida de Ana Dayse, que deixa o cargo após oito anos à frente da Ufal. O ministro parabenizou a universidade pelo crescimento e conquistas e destacou o trabalho da reitora honorária. “Que me desculpem os homens, mas a ascensão das mulheres nas universidades é notória. Quando gerida pela força da mulher, vemos os bons resultados. Cito o exemplo da professora Ana Dayse que promoveu um grande avanço na Ufal . Sua contribuição para a Universidade de Alagoas agora será ampliada para o país. Os conselhos de Ana Dayse serão para o Brasil”, declarou ele.
Ana Dayse agradeceu o reconhecimento e disse sair da Ufal com a sensação de dever cumprido. Ela agradeceu o respeito e o apoio que o MEC tem em relação à Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes) e o compromisso do ministro Haddad ao investir na educação superior.
O secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, destacou as realizações da reitora e disse ter ficado encantado com a Ufal, com a transformação que Ana Dayse promoveu e com a expansão da instituição. Luiz Cláudio esteve em Maceió no último dia 25 de novembro durante a inauguração de seis novos prédios entregues à comunidade universitária.
Ana Dayse agradeceu ao secretário, mas ressaltou que tudo foi possível pelo comprometimento de sua equipe. “Foi um trabalho conjunto, feito com a colaboração e o empenho de todos os pró-reitores e coordenadores e do meu vice-reitor Eurico Lôbo”, reconheceu.
A posse do novo reitor também foi prestigiada pelos familiares de Eurico Lôbo, sua esposa Tânia Piati, que também é professora da Ufal, seu filho, sobrinhos e amigos; o esposo de Ana Dayse, Gonçalo Tavares Dorea, também docente da universidade; a vice-reitora eleita Rachel Rocha; Anamelea Campos, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância; o diretor do Hospital Universitário, Paulo Teixeira; o representante da Ufal em Brasília, Ineh de Alarcão Soares; o coordenador da Assessoria Internacional, Niraldo de Farias; os pró-reitores Anderson Dantas, Sílvia Cardeal, Josealdo Tonholo, Eduardo Lira e Pedro Nelson Bonfim.