Eram exatamente 10h15 quando o meia Marquinhos desembarcou no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, vindo de Florianópolis. O mais novo reforço do Grêmio para o Brasileirão 2011 foi contratado junto ao Avaí.
Imediatamente cercado por torcedores e pela imprensa, Marquinhos concedeu sua primeira entrevista coletiva: “é mais um desafio. Uma equipe grande, mundialmente conhecida. Eu vim pra somar e ser feliz”, disse o jogador em suas primeiras palavras.
Ciente de que precisará trabalhar bastante para conquistar um lugar na equipe, o meia elogiou a qualidade do grupo gremista e, principalmente, ressaltou a importância da torcida: “é um torcida que joga junto com os jogadores e dentro de campo a gente tem que se doar para que, fora dele, o torcedor possa aplaudir”, disse Marquinhos relembrando a partida pela Copa do Brasil quando defendia o Santos e, com o apoio do torcedor, o Tricolor conseguiu uma vitória histórica de 4 a 3.
Perguntado sobre suas condições de jogo, o meia ressaltou que estava em atividade no Avaí e que sua escalação dependeria unicamente do técnico Renato.
Marquinhos esteve no Olímpico Monumental onde almoçou com o restante do grupo no refeitório. No período da tarde, o atleta eaz exames médicos, assinou contrato e foi apresentado oficialmente, aos torcedores gremistas.