Os dados revelam que 37 empresas estão em prospecção e 20 em instalação, através dos incentivos oferecidos pelo Governo de Alagoas pelo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin). Números que devem se multiplicar em 2016, caso o Projeto de Lei (PL) assinado nesta segunda-feira, 09, pelo governador Renan Filho e encaminhado à Assembleia Legislativa seja aprovado.
O PL, resultado do trabalho conjunto entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Sedetur, pretende viabilizar a modernização do Prodesin, para garantir incentivos ainda mais arrojados para a prospecção de empresas.
“Garantir a segurança jurídica para os empresários que escolhem investir em Alagoas é uma questão fundamental para que o desenvolvimento econômico do Estado continue alçando voos, como está acontecendo com o setor moveleiro, que tem atualmente 15 empresas em fase de prospecção”, explicou o governador Renan Filho.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, com a modernização do programa, Alagoas se tornará um dos estados mais competitivos do país para atração de indústrias.
“Os técnicos da Sedetur e da Fazenda se debruçaram sobre a lei para estudar todas as formas de deixá-la mais clara e mais arrojada. Agora encaminhamos à ALE um PL. robusto que vai garantir ainda mais prospecções de empresas para Alagoas”, explicou a secretária.
Para a diretoria da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), representada na solenidade por Jorge Augusto Bastos, o novo Prodesin está alinhado às necessidades do empresariado e deverá trazer bons frutos para Alagoas. “Nós tivemos a oportunidade, através do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social, de colaborar com o novo Prodesin e podemos dizer tranquilamente que Alagoas não deixará nada a dever aos grandes estados com relação à competitividade da sua política de prospecção”.
Esmalglass
Atuando como uma das líderes mundiais na fabricação de esmaltes, pigmentos e aditivos cerâmicos, a empresa espanhola Esmalglass escolheu Alagoas para implantar sua segunda unidade, que deverá gerar, aproximadamente, 200 empregos diretos.
Aprovados durante a última reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Alagoas (Conedes), realizada no dia 08 de outubro, serão concedidos incentivos fiscais, creditícios e locacionais para a instalação da Esmalglass. O decreto que regulamenta os incentivos foram assinados também nesta segunda-feira, 09, pelo governador Renan Filho.
De acordo com o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), André Luiz Gomes, o curto espaço de tempo entre a aprovação dos incentivos e assinatura do decreto comprova os avanços e a celeridade na concessão de benefícios.
“A desburocratização nos processos de instalação das empresas é uma das propostas prioritárias do Governo para a ampliação do segmento industrial. Trabalhando com a redução de processos, prazos, e com a ampliação de benefícios conseguimos aumentar a vantagem competitiva de Alagoas de forma significativa”, afirma André Luiz.