×

Alagoas

Novo matadouro será construido em União dos Palmares

Em mais uma reunião de trabalho no Programa da Reconstrução, no Palácio República dos Palmares, foi decidido que será construído um novo matadouro público para a cidade de União dos Palmares. A definição saiu após entendimento entre os técnicos do governo, representantes do Ministério Público e do prefeito Areski Freitas.

No tema sobre a reativação do matadouro de União dos Palmares, participaram da reunião técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente, da Agricultura, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o coordenador do Programa da Reconstrução Luiz Otávio Gomes e as promotoras Cecília Carnaúba e Dalva Tenório, do Ministério Público Estadual.

Por unanimidade, os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria da Agricultura, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Ministério Público Estadual, decidiram pela não reativação do atual matadouro, uma vez que sua localização fica em Área de Preservação Permanente (APA), o que impossibilita o licenciamento ambiental.

O secretário Luiz Otávio garantiu ao prefeito Areski Freitas que o governo de Alagoas vai construir um novo matadouro em União dos Palmares em uma nova área que será desapropriada. “Vamos viajar à Brasília para definir o repasse dos recursos necessário para a construção do matadouro”.

Segundo Luiz Otávio, na próxima semana uma comitiva, composta por representantes da Seagri, IMA, Ibama e Ministério Público Estadual, estará embarcando para a capital federal para viabilizar os recursos junto ao governo federal. “O objetivo do governo é construir ainda mais cinco matadouro em Alagoas”.

Diante das dificuldades no processo de reconstrução do atual matadouro e o que ele representa para as famílias que dependem dele diretamente, o prefeito de União dos Palmares Areski Freitas procurou o Programa da Reconstrução para encontrar uma saída para o caso.

Para a construção do novo matadouro, como informa o secretário Luiz Otávio, o governo de Alagoas vai investir 1 milhão e 300 mil reais. A área para a construção vai ser desapropriada nos próximos 30 dias.