O navio Orchestra, de bandeira panamenha, voltará a Maceió no próximo dia 29, com 3.780 pessoas a bordo. O transatlântico, que vem de Ilhéus e seguirá para Salvador, deverá permanecer atracado no Porto de Jaraguá das 13h às 19h.
A alta temporada se encerrará em maio, com a chegada do Navio Bleu de France, que vem a Maceió nos dias 9 e 14 de maio. Nessas duas oportunidades, a embarcação ficará das 13h às 22h, com 780 tripulantes e 1.980 passageiros, que terão a oportunidade de conhecer as belezas de Maceió.
A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) comemora o sucesso da temporada que se iniciou em novembro do ano passado, em Maceió. Dos 50 cruzeiros previstos, 47 já atracaram no Porto de Jaraguá. Para a Prefeitura, foi a melhor temporada dos últimos anos, resultando no incremento da economia local, sobretudo nos segmentos de gastronomia, artesanato, táxis e trabalhadores informais.
“Nunca tantos turistas chegaram de navio para conhecer ou rever as belezas naturais de Maceió. A tripulação nos conta que Maceió é um dos destinos brasileiros onde mais os visitantes fazem questão de descer das embarcações para fazer passeios. Nesse aspecto, Maceió só perde para o Rio de Janeiro”, conta a coordenadora geral de Projetos da Semptur, Ubiratânia Amorim.
As praias continuam sendo a prioridade número um dos visitantes, tanto as urbanas – Pajuçara e Ponta Verde – como as mais distantes, Francês e Barra de São Miguel. “A preferência depende do tempo em que o navio permanece atracado. Por exemplo: um dos navios que chegaram durante o carnaval ficou apenas uma tarde. Aí, os passageiros deram preferência à Praia de Pajuçara, explicou Ubiratânia, destacando que o Pontal da Barra e o Centro também são também destinos muito procurados.
Segundo ela, a média de gasto de cada passageiro fica em torno de R$ 300.
