×

Alagoas

Novembro azul no Sistema Prisional leva prevenção ao público masculino


Atitudes simples podem salvar a vida de um homem, mas para isso é necessário conscientizá-lo a cerca dos cuidados necessários para promoção da saúde. Pensando nesse fim, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) mobiliza os servidores penitenciários por meio da Campanha Novembro Azul, com foco na prevenção e no tratamento do câncer de próstata.

Além de assistência médica, inclusive com a realização do diagnóstico precoce do câncer da próstata, as gerências de Saúde e da Escola Penitenciária irão trazer o médico especialista Juracir Ribeiro Lima para proferir uma palestra sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde.

Durante a palestra do Novembro Azul, os participantes vão tirar dúvidas, receber orientações e, ao final, haverá um coffe break e sorteios de brindes. A ação ocorrerá no dia 25 de novembro, das 9h às 12h, no Sistema Prisional.

A gerente de Saúde da Seris, Larissa Vital, afirma que a saúde e o bem estar do servidor penitenciário é um fator importante para otimizar os serviços nas unidades prisionais e, consequentemente, fortalecer o processo de ressocialização dos custodiados.

“A conscientização é o primeiro passo para prevenção. A partir desse conhecimento, buscamos quebrar mitos, disseminar hábitos preventivos e saudáveis. Assim iremos melhorar os serviços ofertados aqui no sistema prisional”, afirma Larissa Vital.

A palestra do Novembro Azul será limitada para os 50 primeiros inscritos. Para participar, os interessados devem procurar a Escola Penitenciária e assegurar a vaga. Mais informações: (82) 3315-1049.

Prevenção

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Saúde do Servidor

Criado em abril deste ano, o Núcleo de Atenção Psicossocial ao Servidor Penitenciário, coordenado pela Gerência de Saúde do Sistema Prisional, propicia assistência médica gratuita aos dois mil servidores penitenciários, com psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, dentistas e biomédicos.