Linhas de transmissão de energia do sistema elétrico nacional
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove, nesta quarta-feira (26), na sede da BM&F Bovespa, o terceiro leilão para a contratação de serviço público de transmissão de energia elétrica em 14 estados.
Serão leiloados 11 lotes, que totalizam 4.800 quilômetros de linhas de transmissão e um aumento de 9.690 mega-volt-amperes (MVA) de potência. Os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 7,8 bilhões, com geração de cerca de 20,5 mil empregos diretos
Os empreendimentos serão nos estados de Alagoas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
A meta é atrair investidores para a execução de obras de instalação em 4,8 mil quilômetros de linhas de transmissão, sendo que a mais longa está prevista para ocorrer em Minas Gerais.
As novas linhas devem entrar em operação em 2018 e 2019. As empresas ou grupos corporativos que vencerem a concorrência terão direito de receber pelos serviços por um prazo de 30 anos.
