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Alagoas

Novas ferramentas auxiliam a transparência das compras municipais

Com a obrigatoriedade de que todos os fornecedores do setor público emitam uma nota fiscal eletrônica a partir do dia 01 de dezembro, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está alertando aos prefeitos da medida que pode provocar problemas contábeis se não for aplicada. A preocupação é que, além da adaptação necessária nas prefeituras para o recebimento da nota, é preciso estar atento à idoneidade do documento que passa a ser emitido de forma eletrônica, muito mais fácil de ser falsificado.

A administradora Talita Oliveira, gerente de contas da empresa Painel Fiscal, apresentou a utilização de um novo software que faz a recepção, armazenamento e confere com os dados com a Sefaz, apontando, assim, todos os possíveis erros das notas fiscais. ” Agora, não é mais a nota de papel que terá validade jurídica e sim a nota fiscal eletrônica, é preciso que todas as prefeituras instruam os contadores para adequação a esse novo sistema”, afirmou Talita.

Para os municípios, a medida vai gerar mais recursos através dos impostos e segurança nas contas, porém, segundo os prefeitos presentes à reunião, pode inviabilizar os pequenos negócios que não têm estrutura suficiente para comprar equipamentos e o software exigidos pela lei.