×

Sergipe

Nova unidade da Fundação Renascer está com 50% da obra concluída

Na manhã desta terça-feira, 07 de fevereiro, o secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral, e o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, visitaram as obras da nova Unidade de Medida Socioeducativa de Internação Masculina Rosalvo Alexandre, que está sendo edificada em Nossa Senhora do Socorro. Resultante de um investimento de R$ 14,4 milhões do Governo de Sergipe e do Governo Federal, a unidade deve entrar em funcionamento até o final do ano de 2017.

Segundo o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, 26% do cronograma de desembolso já foi cumprido. “Com isso, temos cerca de 50% da obra civil concluída. Estou certo de que esse empreendimento vai ser motivo de orgulho para Sergipe, tanto no aspecto arquitetônico quanto nas normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que rege a reconstrução do ser humano que entrou em conflito com a lei. Para o Governo, é imprescindível respeitar os direitos humanos e buscar a ressocialização desses jovens que cometeram atos infracionais. Temos o dever de ajudá-los a se tornarem cidadãos”, pontuou.

Para o secretário Zezinho Sobral, a obra representa um marco na história das medidas socioeducativas em Sergipe. “Esse é o equipamento de melhor qualidade para medidas socioeducativas de que a gente tem notícia aqui na região Nordeste – e até do Brasil -, seguindo as orientações dos órgãos de controle e contemplando o real entendimento das necessidades que esses jovens têm. Wellington está realizando um grande trabalho à frente da Fundação, por ser alguém que tem plena consciência da função que a Renascer tem de reeducar esses jovens”, avaliou o secretário.

Sobral ressaltou, ainda, que a maioria dos internos possui menor potencial ofensivo. “Temos jovens de alto potencial ofensivo, mas representam uma pequena quantidade. Todos podem passar por uma reintegração efetiva na sociedade, desde que tenham orientação e cuidado”, considerou Zezinho, que também afirmou que buscará viabilizar a chegada dos recursos para a conclusão da obra. “Vamos tentar garantir que não faltem recursos; que os financiamentos aconteçam, tanto da contrapartida do Estado quanto do Governo Federal, para que a obra não sofra solução de continuidade e, até o final do ano, tenhamos essa unidade pronta e os jovens, aqui, melhor acomodados. Assim experimentaremos um momento novo nas medidas socioeducativas em Sergipe”, finalizou.

A visita foi acompanhada do engenheiro e fiscal da obra, Marcos Pinheiro, e do diretor técnico da Cehop, Howard Lima. De acordo com ele, 96 funcionários trabalham continuamente na execução da obra. “Essa unidade comportará 84 jovens e está sendo construída obedecendo todas as normas técnicas e a legislação em vigor. Verificamos um bom andamento e, mantendo esse ritmo, até o final do ano, a obra estará pronta e entregue à sociedade”, detalhou Howard. Em seguida, as equipes da Seinfra, Cehop, Seidh e Fundação Renascer seguiram para o Cenam e a Usip, onde o secretário Zezinho Sobral pôde conhecer as instalações e dialogar com internos em uma das alas, ouvindo algumas das suas reivindicações e se comprometendo a buscar melhorias para as unidades.

Instalações

O projeto da Unidade de Medida Socioeducativa de Internação Masculina Rosalvo Alexandre contempla um terreno de 21.000 m², com 7.000 m² de área construída. Ao todo, a unidade disporá de seis blocos, com muros de contenção e guarita elevada, incluindo área administrativa, sala de revistas, chalé de visita íntima, quadra poliesportiva coberta, reservatórios, subestação elétrica, espaço ecumênico e auditório com capacidade para 100 pessoas. Considerada uma das mais modernas do país, a unidade socieducadora contemplará rampas para acessibilidade e pisos táteis, quatro salas de atendimento psicológico, pedagógico, social e jurídico; quatro salas de aula, quatro salas para oficinas, sala de informática, biblioteca e sala de professores. A unidade também disporá de um amplo refeitório, sala de nutricionista, duas enfermarias, dois consultórios médicos, sala de esterilização, entre outros espaços.