×

Maceió

Nova sede da Deic será contruída em área da Região Metropolitana de Maceió

Após a explosão na sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), na noite de ontem (20), o Governo de Alagoas com o apoio do Ministério da Justiça anunciou, nesta sexta-feira, que vai construir uma nova unidade da Divisão na Região Metropolitana de Maceió.

A nova sede da Deic irá funcionar em um município da Região Metropolitana de Maceió, mas o local exato ainda não foi definido. O governo estadual deve fazer a aquisição e construções necessárias no imóvel e o Ministério da Justiça vai ceder os equipamentos, através do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas.

“Alagoas vem fazendo um grande trabalho no combate à violência nos últimos meses e a atuação da Deic é fundamental para que ele continue. Por isso, não mediremos esforços para que uma nova unidade seja montada no mais curto espaço de tempo possível”, disse a da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki durante uma reunião com o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, e toda a cúpula da Polícia Civil.

O secretário Dário Cesar ressaltou que o importante neste momento é dar total apoio para os familiares da policial civil Maria Amélia Dantas, que faleceu na explosão ocorrida na sede da Deic, que funcionava no bairro do Farol, e aos quatro policiais civis que ficaram feridos no incidente. “Mas o trabalho da Deic precisa continuar, até em homenagem à policial Maria Amélia que tanto fez pela Segurança Pública de Alagoas”, frisou.

Também hoje, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano de Maceió (SMCCU), juntamente com a Defesa Civil Municipal, realizou uma visita técnica à sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), local onde ocorreu a explosão.

A equipe foi à sede da Deic para oferecer suporte às investigações da Defesa Civil Estadual, do Serviço de Engenharia de Alagoas (Serveal) e da Perícia Criminal, bem como para saber mais informações a respeito do acidente, pois o município não tinha conhecimento que naquele local existia o armazenamento de explosivos e munições.

Segundo o superintendente da SMCCU, Galvaci de Assis, um paiol não poderia estar instalado numa área urbana como aquela. “O local ideal para um paiol seria uma área afastada da cidade e cercada de árvores para conter uma eventual explosão”, disse Galvaci. Segundo ele, o Estado deveria ter pedido autorização aos órgãos municipais para fazer esse tipo de armazenamento.