Confirmando a informação divulgada antes do anúncio oficial, a fisioterapeuta Geonice Peixoto é a nova secretária de saúde de Penedo. A profissional que atua em programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) desde junho do ano passado foi apresentada nesta quarta-feira, 17, na sala de reuniões da sede da municipalidade, imóvel que recentemente ganhou nova pintura.
O anúncio da fisioterapeuta formada há quatro anos pela Faculdade de Alagoas (FAL) reuniu membros do primeiro escalão da prefeitura, funcionários da secretaria de saúde e imprensa penedense. Na abertura do discurso, o prefeito Israel Saldanha ressaltou que a revelação do nome de Geonice Peixoto pelo portal de notícias aquiacontece.com.br não partiu do seu gabinete e nem dos secretários, destacando o jornalismo investigativo produzido pelo site que consolidou sua posição entre os cinco mais visitados de Alagoas.
De fato, por erro de interpretação do repórter – corrigido posteriormente na notícia que antecipou a divulgação -, a informação foi passada por fonte que terá a identidade preservada, como assegura o exercício do jornalismo. A tentativa de preservar o sigilo da escolha, antecipada pelo ‘furo’ jornalístico do site, fez com que o prefeito segurasse até a digitação da portaria com o nome da nova secretária – a quarta pessoa no cargo durante a gestão Alexandre Toledo(PSDB)/Isarel Saldanha(DEM) – para depois da solenidade.
“Sempre que for necessário, mudanças serão feitas”, afirma secretária
Feita a apresentação da fisioterapeuta, que ouviu o prefeito e secretária da SEMTHAS e primeira-dama Elenice Saldanha declararem apoio em sua nova missão, Geonice Peixoto leu um breve discurso. Além de afirmar que “tem a exata dimensão do peso e da responsabilidade do cargo” e do respaldo que recebe da gestão municipal, a fisioterapeuta disse que está aberta ao diálogo, contato que não deve ser confundido com “fraqueza”, acrescentando que “sempre que for necessário, mudanças serão feitas”.
O recado deve ser entendido como exigência do necessário empenho para o desenvolvimento das ações que a nova secretária pretende implantar para cumprir com a meta de melhorar os serviços de saúde pública, principalmente para a população mais carente do município, meta que Geonice Peixoto assumiu para cumprir à frente da pasta. Na avaliação de Elenice Saldanha, a fisioterapeuta se destaca justamente por seu “dinamismo e vontade de trabalhar”, virtudes que serão complementadas pelo elogiado nível técnico dos servidores da secretaria.
A disposição para trabalhar em benefício da comunidade foi inclusive alvo de cobrança pelo vereador Manoel Messias (PDT), o Messias da Filó, que apesar de ser filiado ao partido do ex-prefeito Március Beltrão, assumiu a condição de líder da bancada do governo, mas cobrou “comprometimento” por parte de setores da prefeitura que não estão funcionando a contento, conforme avaliação do parlamentar em seu discurso.