Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e do Sebrae/AL iniciaram, nesta quarta-feira (15), uma série de encontros com os comitês gestores dos 13 Arranjos Produtivos Locais (APL) para apresentação da nova proposta do programa. A primeira reunião foi realizada com o APL Turismo Costa dos Corais, em Maragogi.
As reuniões também proporcionarão o estreitamento de relações entre os parceiros locais, bem como a atualização dos envolvidos sobre ações em andamento, estratégias de trabalho e reestruturação de espaços destinados ao programa nas setoriais.
A principal mudança no Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) está relacionada à ampliação da participação das setoriais nos projetos desenvolvidos, com vistas a uma maior integração e otimização dos trabalhos. A proposta do PAPL de 2012 a 2015 tem foco no monitoramento de indicadores de resultados, levando em conta fatores econômico, social e ambiental, entre outros.
Em viagem à Brasília na semana passada, técnicos da Seplande apresentaram a reformulação do PAPL para o Ministério de Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e, com isso, garantiram investimento na implantação de um sistema – inédito no País – de monitoramento de ações nacionais realizadas pelo programa, o Observatório Nacional de APLs. A ferramenta concentra dados e informações que servirão para análise, acompanhamento, construção de estratégias e tomada de decisões pelos coordenadores do programa.
“Passaremos aos parceiros encaminhamentos e prazos de ações que serão retomadas e reformuladas este ano, novidades como a implantação do Observatório de APLs, a criação de novas estruturas nas secretarias para acolhimento do programa e estratégias de aproximação junto aos ministérios para negociação de recursos para desenvolvimento dos arranjos nos territórios”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato.
As próximas reuniões serão realizadas nesta quinta-feira (16), em Santana do Mundaú e Maceió, no próximo dia 23, em Arapiraca e Palmeira dos Índios, e no dia 24, em Delmiro Gouveia.
