A nova procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Alagoas, Rosemeire Lopes Lôbo, tomou posse, em solenidade realizada no Hotel Jatiúca. Autoridades, colegas de trabalho, servidores, familiares e amigos prestigiaram a cerimônia, presidida pelo procurador do Trabalho no Pará, Rafael Dias Marques, coordenador nacional da Coordenadoria de Combate á Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).
Rafael Marques falou de sua admiração pela procuradora pelo empenho dedicado às causas em que atua, por sua praticidade em buscar soluções, com o por exemplos, para o combate ao trabalho infantil. Destacou o trabalho de Rosemeire Lopes Lôbo como vice-coordenadora nacional da Coordinfância, como profissional e como mãe. “Não é tarefa fácil administrar uma instituição como o MPT, cada dia mais cobrada e procurada pela sociedade. Tenho certeza que os desafios serão muitos, mas, serão superados pela dedicação e abnegação da colega Rosemeire”, ressaltou.
A nova procuradora-chefe, em seu discurso, agradeceu o apoio dos colegas procuradores e dos servidores. Rosemeire Lopes Lôbo disse que sua administração irá investir na humanização da Regional, em mais projetos de qualidade de vida e capacitação dos servidores. Ela destacou que pretende ampliar a atuação do MPT por meio de parceiras, a exemplo do que acontece com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, nas ações da Coordinfância. “Estou muito feliz em ter essa oportunidade e pela confiança depositada em mim. Temos muito trabalho a fazer, mostrar o que estamos fazendo e o que pretendemos fazer. Isso é uma forma de dar respostas à sociedade sobre nossa atuação”, declarou.
O ex-procurador-chefe Rodrigo Alencar, em discurso emocionado, relatou o que foi feito nos três anos e dois meses de sua gestão. Fez uma retrospectiva sobre sua atuação à frente da instituição, os investimentos para ampliação da sede do MPT, em Maceió, e construção da sub-sede em Arapiraca. Ele destacou a prioridade na melhoria da qualidade do meio ambiente de trabalho na Regional e agradeceu o empenho dos servidores que fizeram parte da sua administração.
Alencar também destacou a atuação do MPT em forças-tarefas no setor sucroalcooleiros de Alagoas e de outros estados onde atuou como coordenador das operações realizadas. Também fez um relato das conquistas da instituição desde as gestões dos procuradores do trabalho Antônio Oliveira e Virgínia Ferreira até seu mandato, que teve início em 2007 e se encerrou este ano de 2010.
O vice-presidente do TRT da 19ª Região, desembargador Pedro Inácio, destacou a importância do MPT, a responsabilidade como órgão fiscalizador e que provoca a atuação do judiciário. Ele também desejou êxito à nova procuradora-chefe. “Que tenha uma gestão de sucessos e conquistas para a sociedade alagoana”, completou.