×

Sergipe

Nova ferramenta tecnológica dará mais agilidade ao trabalho da polícia sergipana

Nova ferramenta tecnológica dará mais agilidade ao trabalho da polícia sergipana

Na manhã desta quarta-feira, 6, aconteceu no auditório da empresa de Telecomunicações Oi, localizado na rua Lagarto, centro de Aracaju, uma reunião com a finalidade de apresentar aos gestores da Segurança Pública de Sergipe a nova ferramenta de Estatísticas e Análises Espaciais implantadas no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). A nova ferramenta dará, em tempo real, o mapa termal das ocorrências ocorridas na Grande Aracaju.

De acordo com o diretor do Ciosp, coronel Salvador Sobrinho, a ferramenta apresentada pela Oi nada mais é do que um software que permite aos comandantes de unidades da Polícia Militar e os delegados da Polícia Civil acompanharem, instantaneamente, as ocorrências. “Em outras palavras, o gestor terá na tela de seu computador o mapa termal da área que ele desejar, além de poder fazer a mancha criminal no mapa da cidade. Para o gestor em segurança pública isso é muito importante por que ele pode trabalhar com a prevenção através dessas informações. Isso representa um ganho fenomenal para a segurança pública do Estado”, explicou o coronel Sobrinho.

Para Mauro Gomes, gerente de projetos da Sisgraph, parceira da Oi, “essa nova ferramenta vai permitir extrair os dados que vem do Ciosp, bem como fazer uma consulta, analisando todas as chamadas dadas através dos despachos, as tratadas e inseridas. Todas as informações serão consolidadas em um banco de dados que tem muitas informações, tais como: tipo, viatura que atendeu, a disposição geográfica da viatura, entre outros. Tudo isso fica num banco de dados e essa ferramenta permite que se possa extrair essas informações de forma bem fácil de visualizar, podendo cruzá-las com outras ocorrências, bem como saber onde estão as concentrações da criminalidade no mapa termal”, salientou.

O gerente acrescenta que a partir da implantação do software será possível determinar qual a região que tem mais furtos, por exemplo. “Isso permitirá que o policiamento ostensivo seja remanejado de acordo com as necessidades, logo após a execução das ações será possível fazer as estatísticas pós-ação e ver na ferramenta tecnológica se houve redução da criminalidade naquela área”.

Segundo o tenente-coronel Lúcio, do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), essa ferramenta irá facilitar o atendimento às ocorrências, além de otimizar o atendimento dos policiais que estão nas ruas. “Vejo que esta nova tecnologia chega para facilitar e agilizar o atendimento da população sergipana”.

Contrato

De acordo com a Lei 6.342, de 2 de Janeiro de 2008, publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe, fica permitido que qualquer empresa poderá investir em segurança pública. O retorno do investimento será feito através de um encontro de contas por meio de um desconto do Imposto Circular de Mercadoria e Serviços (ICMS). No caso da Oi, tem um desconto de 10% até durar o contrato. Sendo assim, o Estado deixa apenas de receber o ICMS, mas recebe a contrapartida de um investimento em tecnologia da informação na segurança pública do Estado.

No atual contrato, com duração de 24 meses, a Oi entra com a parte financeira e o suporte operacional. “A parceria do Governo do Estado com a empresa Oi tem trazido um benefício muito grande para a população sergipana”, concluiu o coronel Sobrinho.