×

Alagoas

Nova Emater traz novas perspectivas ao segmento da pesca e aquicultura

A notícia que o governador Teotonio Vilela vai sancionar a lei de criação do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável, ou Nova Emater, como já está sendo chamada, nesta quinta-feira (1º), em Arapiraca, trouxe boas perspectivas para o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante e a equipe da pasta. A ideia é tornar a Nova Emater um parceiro no fortalecimento do segmento no Estado.

O Projeto de Lei para criação do Instituto foi encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) no dia 12 de agosto. No dia 26 de outubro, o projeto foi aprovado pela ALE e retornou ao Executivo.

Segundo Regis Cavalcante, a sanção da lei para a criação do Instituto é um grande passo para aquicultura e pesca em Alagoas. “Estamos com projetos que desenvolvem e comercializam o pescado. Todo esse esforço da Secretaria vem casar com a Nova Emater, de forma a viabilizar oportunidades a um setor que tem uma gestão nova no Estado”, esclarece o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, os programas da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) desenvolvem, entre outros aspectos, o cultivo de peixe em cativeiro. O objetivo primordial é aumentar a capacidade de produção do alimento para gerar renda e emprego, além de nutrir bons hábitos alimentares. “Temos que aproveitar nosso potencial hídrico”.