×

Alagoas

Nova Adutora do Agreste levará água a 350 mil habitantes de 10 municípios

A nova Adutora do Agreste, que terá 57km de extensão – entre Traipu, onde fica a captação, e Arapiraca, onde se localiza a estação de tratamento -, vai beneficiar cerca de 350 mil pessoas em 10 municípios do Agreste, inclusive Arapiraca, absorvendo investimentos superiores a R$ 150 milhões. A produção será de 1,5 milhão de litros de água tratada por hora, com adoção de padrões de sustentabilidade ambiental, sendo 1 milhão de litros/hora para Arapiraca e 500 mil litros/hora para a Mineração Vale Verde.

No dia 26 de setembro, o governador Teotonio Vilela Filho visitou a área onde será construída a nova Estação de Tratamento de Água de Arapiraca, dando início às obras da nova adutora, através de Parceria Público-Privada (PPP). A futura estação fica em frente ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no sítio Sementeira, às margens da rodovia AL-115, que liga Arapiraca a Palmeira dos Índios.

De acordo com o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal, responsável pela gestão do contrato), Álvaro Menezes, além de construir a nova adutora, a PPP, formada pelo Governo do Estado e a empresa CAB Águas do Agreste, também fará a manutenção e recuperação das adutoras existentes e serviços comerciais, como leitura e entrega simultânea de faturas, implantação e substituição de hidrômetros, fiscalização de irregularidades, corte e cobrança.

Até dezembro próximo, Casal e CAB Águas do Agreste trabalharão sob a forma de gestão compartilhada, conforme previsão contratual, segundo informou o gestor do contrato de concessão da PPP, engenheiro Tácito Marques. Ele esclareceu que, durante essa fase, haverá integração técnica, onde o parceiro privado tomará conhecimento dos sistemas operacionais e comerciais da Casal.