×

Sergipe

Nossa Senhora de Lourdes já realizou 12.870 atendimentos em 2015

São disponibilizados na unidade 43 leitos obstétricos

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) cada vez mais comprova sua resolutividade no atendimento às gestantes de alto risco. Segundo dados estatísticos, de janeiro até outubro de 2015 a unidade registrou 12.870 atendimentos, sendo pacientes admitidas e gestantes avaliadas, transferidas ou até liberadas para o pré-natal. No mesmo período no ano de 2014, foram contabilizados 11.744 atendimentos.

De janeiro a outubro, 4.858 sergipaninhos nasceram na MNSL. Foram 2.633 partos normais, 2.225 cesarianos. Foram também realizadas 517 curetagens. De janeiro a outubro deste ano, foram contabilizados 5.368 bebês inclusos no Método Canguru. A Nossa Senhora de Lourdes é a única maternidade da Rede Estadual de Saúde a oferecer o serviço.

“Trata-se de uma forma de atenção que incentiva, valoriza a presença e a participação da mãe e da família na unidade neonatal. Tem um papel importante para assegurar a saúde do bebê de baixo peso após a alta hospitalar, tanto pela oportunidade de fortalecimento do vínculo afetivo que oferece, como pelas altas taxas de amamentação que proporciona. O objetivo é estabelecer maior apego, segurança, incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança”, destaca o superintendente da MNSL, Luis Eduardo Prado Correia.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registrou, ainda, 9.923 atendimentos no ambulatório follow-up, serviço situado no antigo prédio da antiga Maternidade Hildete Falcão Batista. O ambulatório acompanha o desenvolvimento dos bebês prematuros que nasceram na MNSL e conta com várias especialidades, entre elas: fonoaudiologia, neuropediatra, fisioterapia, oftalmologia, pediatria, serviço social e enfermagem.

A Nossa Senhora de Lourdes, também se destaca no atendimento às pessoas em situação de violência sexual, oferecendo acompanhamento individualizado e acolhimento feito por uma equipe multidisciplinar. De janeiro a outubro de 2015, foram 750 atendimentos, sendo que 543 foram de retorno, 45 pacientes de maior idade e 162 menores de 17 anos.

Gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atende, através do Sistema Único de Saúde (SUS), as gestantes portadoras de patologias, como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro e de alta complexidade.

São disponibilizados na unidade 43 leitos obstétricos clínicos e 26 cirúrgicos, além de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. O centro obstétrico da MNSL é responsável pelos atendimentos prestados à população de todos os municípios sergipanos e circunvizinhos.