×

Esporte

Nos pênaltis, São Paulo vence e segue adiante na Libertadores

São Paulo só passou pelo Universitário nos penaltes

Indiscutívelmente, o São Paulo não conseguiu a classificação que seus torcedores queriam ou esperavam. O time tricolor empatou as duas partidas por 0 a 0 com o modesto Universitário (PER) e a decisão foi para os famigerados pênaltis, nesta quarta-feira, 4, no Morumbi. Na disputa, os brasileiros fizeram 3 a 1 e avançaram às quartas de final da Copa Libertadores.

O goleiro Rogério Ceni perdeu a sua cobrança, mas defendeu outras duas e ainda contou com um chute para fora dos peruanos.

Num jogo sem brilho, sem esquema tático e com um futebol para lá de previsível, os comandados de Ricardo Gomes tiveram que suar bastante para passarem por uma equipe sem a menor expressão na Libertadores. A bola não queria entrar, a ansiedade e o nervosismo tomaram conta do elenco e, de quebra, ainda sobraram as inúmeras vaias vindas da arquibancada, proporcionadas por mais de 40 mil torcedores.

Se por um lado, os peruanos voltam para casa, o time brasileiro espera a definição do confronto entre Nacional (URU) e Cruzeiro, que jogam nessa quarta-feira. A vantagem é dos mineiros (3 a 1 no jogo de ida), justamente os algozes do São Paulo também das quartas de final do ano passado. As partidas da próxima fase acontecerão a partir da próxima semana.

O jogo

Ao longo dessa semana, o discurso tricolor era de partir para cima do adversário. nada mais que natural para quem precisava da vitória. Mas só se esqueceram da conclusão em gol – também não poderia ser diferente com Dagoberto de costas para o gol. Marlos e Fernandinho, que de última hora entrou no lugar de Washington, bem que criaram as chances. Faltava alguém para empurrar para as redes.

Por incrível que pareça, as melhores chances saíram da cabeça de Rodrigo Souto. Na primeira chance, o volante mandou a bola no travessão e, em seguida, voltou a assustar o goleiro Llontop.

O resultado igual e sem gols levava a disputa para a decisão nos pênaltis. Muito inferior tecnicamente, o time do Universitário bem que se contentava em decidir a sorte na disputa de pênaltes. Durante o primeiro tempo, pouco arriscou e atuou com todos os 11 jogadores no seu campo de defesa, se negando a sair para o campo de ataque.

“A equipe peruana está muito fechada. Vamos continuar insistindo, mas o time está bem”, resumiu Hernanes, na descida para o intervalo. Mas, na verdade o que se ouviu mesmo foram as ntensas vaias vindas das arquibancadas. A paciência dos mais de 43.898 tricolores tinha acabado e o clima ficou pesado pelos lados do Morumbi.

Drama

O técnico sãopaulino, que chegou a ser hostilizado na última partida em casa, tratou logo de colocar o atacante Washington no lugar do meia Jorge Wagner. O camisa 9 tinha uma missão muito clara: marcar os gols que o time perdeu na primeira etapa. Mas, não deu.

Apesar das chances criadas, o gol da vitória não saia. E teve de udo. Chute na trave, bola que correu por toda área e ninguém colocou o pé, lances duvidosos de impedimento e nada. Washington perdeu uma oportunidade na pequena área. A decisão acabou indo mesmo para os pênaltis.

Com as duas belas defesas de Rogério Ceni e o pênalie cobrado para fora, o São Paulo se classificou para as quartas de final da Libertadores e agora vai se preparar para a estreia no Campeonato Brasileiro. Logo de cara, o time do Morumbi tem o atual campeão pela frente. O time vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo, no domingo, às 16 horas.