×

Cultura

Norte alagoano sediará I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus

A região Norte de Alagoas se prepara para sediar o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus, um evento que promete promover a valorização e o fortalecimento desses importantes espaços culturais. A ação acontecerá na Câmara dos Vereadores de São Miguel dos Milagres, no dia 12 de julho, a partir das 9h, reunindo gestores dos equipamentos culturais dos municípios de Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Japaratinga, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Organizada pelo Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), por meio do Sistema Alagoano de Museus e do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, e com parceria do município de São Miguel dos Milagres, a programação inclui apresentação cultural, seguida por palestra sobre a importância das bibliotecas e museus para o desenvolvimento social e cultural, oficina de organização de acervos bibliográficos e museais, bate-papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios, e entrega de kits de livros.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância do evento. “Este encontro é uma oportunidade para discutirmos e reforçarmos a relevância das bibliotecas e museus na preservação da memória cultural dos nossos municípios. Além disso, buscamos articular ações que ampliem o acesso da população a esses espaços de conhecimento e cultura”, disse.

A coordenadora do Sistema Alagoano de Museus e do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, Mira Dantas, destacou os objetivos do evento.

“Queremos criar uma rede de cooperação entre os gestores desses equipamentos culturais, promovendo a troca de experiências e a busca por soluções comuns para os desafios que enfrentamos. Acreditamos que a união de esforços resultará em um melhor atendimento às necessidades dos munícipes”, disse.

A partir do 9 de julho, também serão realizadas visitas técnicas aos principais museus e bibliotecas da região. As visitas visam levantar informações sobre a realidade das bibliotecas e museus por meio da aplicação de questionários, fotografias e a presença física da coordenadora dos sistemas. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância desses equipamentos e promover atividades culturais.

Por Agência Alagoas