×

Esporte

No sufoco, Palmeiras conseguiu passar pelo Vitória

Jogadores do Palmeiras comemoram gol salvador

Com muito sofrimento, o Palmeiras estreou com vitória no Campeonato Brasileiro. Graças ao gol de Lincoln no segundo tempo, o time alvi-verde paulista derrotou o Vitória por 1 a 0, no Palestra Itália, neste sábado, ganhando um pouco mais de tranquilidade para esquecer a eliminação na Copa do Brasil.

A partida, no entanto, mostrou as mais diversas dificuldades e limitações do seu ataque. Mais uma vez, Robert desperdiçou um pênalti e outra chance incrível, deixando o Parque Antártica sob vaias. Na quarta que passou, na eliminação da Copa do Brasil, a equipe palmeirense já havia perdido quatro cobranças de pênaltis. Hoje perdeu mais um.

Táticamente, o Palmeiras até teve novidades. O lateral-direito Vítor, ex-Goiás, fez sua estreia e Edinho foi escalado como segundo zagueiro ao lado de Léo – Danilo está suspenso por 11 jogos por conta da confusão com Manoel, do Atlético-PR, na Copa do Brasil. No setor de meio-campo, Lincoln ficou encarregado da criação das jogadas ao lado de Cleiton Xavier. No ataque, Ewerthon ganhou uma chance.

Lincoln, diga-se de passagem, será o meia titular na temporada e ocupará a vaga de Diego Souza. No dia de hoje (08/05), a diretoria confirmou que o jogador, eleito o melhor do Brasileirão 2009, não vestirá mais a camisa alviverde.

Na partida, além da forte defesa do rival, o clube alviverde teve problemas para criar jogadas por causa do gramado encharcado. As melhores chances foram na bola parada ou em chutes de longa distância. Aos 20 minutos, Léo aproveitou escanteio, cabeceou e a bola passou perto do canto direito de Viáfara.

O Vitória, por sua vez, procurou jogar nos contra-ataques, criando apenas uma boa chance no primeiro tempo, aos 37 minutos, após Júnior receber cruzamento de Egídio e cabecear forte para a boa defesa de Marcos.

Outro lance de perigo na etapa inicial foi aos 39 minutos. Cleiton Xavier arriscou de perna direita, de longe, a bola desviou em Reniê e quase entrou no canto esquerdo do gol baiano.

No segundo tempo, mais sofrimento para a desgastada torcida do Palmeiras. Aos 12 minutos, Éwerthon saiu na cara do gol e passou para Robert. Sem goleiro, e praticamente dentro da pequena área, ele conseguiu mandar para fora, recebendo intenso protesto dos torcedores palmeirenses.

Pra piorar aida mais oa situação, o trauma dos pênaltis novamente afetou o time. Aos 16 minutos, Éwerthon foi derrubado por Wallace dentro da área: pênalti e expulsão do jogador do Vitória. Mas na cobrança, Robert bateu e Viáfara fez grande defesa, deixando os palestrinos bastante irritados.

Após o pênalti desperdiçado, Antônio Carlos tirou Robert e colocou Paulo Henrique. O ataque do Palmeiras continuou a criar jogadas, mas precisou insistir muito para chegar ao triunfo. O único gol da partida só aconteceu aos 34 minutos, quando Lincoln recebeu passe, entrou na área e bateu cruzado. A bola passou por Viáfara e entrou no cantinho esquerdo. 1 x 0 e a torcida desafogou o grito de gol que estava entalado na garganta.

Ficha técnica

Palmeiras 1 x 0 Vitória

Palmeiras – Marcos; Vítor, Léo, Edinho e Armero; Pierre (Vinícius), Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Lincoln (Marcos Assunção); Ewerthon e Robert (Paulo Henrique). Técnico: Antônio Carlos Zago.

Vitória – Viáfara; Rafael Cruz (Edson), Wallace, Reniê e Egídio; Neto, Bida, Uéliton e Renato (Neto Berola); Júnior e Elkeson (Wanderson). Técnico: Ricardo Silva.

Gol – Lincoln, aos 33 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Deola (no banco de reservas) e Edinho (Palmeiras); Reniê (Vitória).

Cartão vermelho – Wallace (Vitória).

Árbitro – Péricles Bassolz Cortez (RJ).

Renda – R$ 186.547,00.

Público – 6.025 pagantes.

Local – Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP).