Galo permanecerá na série C em 2011
Numa partida dramática, o CRB evitou o rebaixamento e garantiu a permanência na Série C do Campeonato Brasileiro. Foi um jogo que teve escalação surpresa, gol anulado e até paralisação por falta de ambulância. O Galo conseguiu manter uma partida equilibrada e, diante das circunstâncias que envolviam o jogo, suportou bem a pressão. No segundo tempo, manteve maior posse de bola e conseguiu mostrar superioridade podendo até ter vencido por um placar maior.
O gol da permanência foi marcado por Luciano Dias, aos 23 minutos do segundo tempo. O placar magro de apenas 1 x 0 foi o resultado de várias chances desperdiçadas, muitas por conta do nervosismo que impedia o sucesso nas finalizações. O CRB encerrou sua participação no Grupo B da competição, somando 11 pontos e garantindo a terceira colocação.
Sufoco e nervosismo
Nos primeiros minutos, O CRB demonstrou superioridade e parecia que iria conseguir manter uma certa pressão em cima do ABC-RN, que seguiu encurralado em seu campo de defesa, no começo do jogo. O Galo seguiu apertando a marcação e explorando as laterais. Numa primeira tentativa, o lateral André Cunha aproveitou uma sobra de bola e chutou forte de fora da área, mas a tentativa passou longe do gol.
Mas, aos poucos a pressão inicial foi enfraquecendo e o ABC-RN foi crescendo no jogo. Numa cobrança de falta pela esquerda, o zagueiro Tiago Garça subiu sozinho e mandou de cabeça, com muito perigo. A bola acertou o travessão e saiu pela linha de fundo. Logo em seguida, falha da zaga do CRB. Éderson foi lançado pela direita e chutou forte na entrada da área. Sorte que a bola morreu na rede, pelo lado de fora.
O time potiguar consegue reagir bem, se saindo da marcação regateana e seguiu assustando o CRB. Num lançamento pelo meio, João Paulo por pouco conseguia desarmar o goleiro Hudson, numa saída da grande área para fazer uma defesa perigosa com o peito. Na sequência, a zaga afastou o perigo.
Numa reação momentânea, o Galo investiu pela esquerda e a bola foi alçada na grande área. O atacante Júnior Amorim ainda se esticou e quase conseguiu finalizar na pequena área.
Mas foi apenas uma respirada do Galo porque o ABC-RN voltou a assustar. Numa cobrança de escanteio, o zagueiro Leonardo se viu livre de marcação e cabeceou a bola no canto esquerdo do goleiro Hudson, que ficou apenas assistindo ela sair pela linha de fundo.
O Galo seguiu o jogo querendo chegar na área adversária e tentar sair para fazer o gol, mas, sabendo que isso poderia proporcionar o contra-ataque adversário, acabou jogando preso e sem avançar. Mesmo assim, conseguiu um certo equilíbrio na partida a partir dos 22 minutos do primeiro tempo. Após uma cobrança de escanteio, o atacante Luciano Dias subiu mais alto que todo mundo e cabeceou com perigo. A bola passou raspando o poste esquerdo do goleiro Wellington.
O ABC-RN consegue fazer o Galo tentava evitar. Num contra-ataque rápido, o atacante João Paulo tabelou com o lateral Edson pela direita e saiu na cara do gol, chutando rasteiro. Hudson estava atento e conseguiu fazer uma linda defesa com os pés e a zaga do Galo deu um chutão pra frente, livrando definitivamente o perigo.
O CRB respondeu em seguida numa jogada que começou com o cruzamento de André Cunha pela direita, direto para Júnior Amorim tentar de bicicleta, mas saiu errado e a defesa potiguar desarmou olance.
E o Galo leva a torcida à loucura ao perder o que poderia ser o primeiro gol da partida. Após cobrança de escanteio, o atacante Júnior Amorim apareceu entre os zagueiros e cabeceou para baixo. O goleiro Wellington defendeu com os pés, em cima da linha!
O ABC voltou a mandar no jogo e assustou! Em cobrança de falta de fora da área, o meia Pio chutou forte, a bola desviou na barreira e passou perto do poste esquerdo do goleiro Hudson. Numa nova falha do Galo, o atacante Ederson recebeu bola de frente para o gol, em jogada pela direita, mas chutou fraco, nas mãos de Hudson.
No finalzinho do primeiro tempo, o Galo tentou mais uma vez com o zagueiro Leandro, que dominou pela direita e, de fora da área, soltou uma bomba que fez o goleiro Wellington cair no canto esquerdo e fazer a defesa sem rebote. A última chance do Galo na primeira etapa foi numa falha da zaga alvinegra. A bola sobrou para o lateral Rafinha, que, da esquerda e de fora da área, chutou forte, mas longe do gol.
Gol da permanência
No recomeço do jogo, o Galo conseguiu manter um certo ritmo de jogo e conseguiu mais posse de bola. Na primeira oportunidade do segundo tempo, Júnior Amorim venceu o zagueiro e chutou forte pela esquerda, mas a bola acabou saindo.
O CRB reage bem e consegue manter pressão. Voltou com mais volume de jogo e apresentou mais jogadas ofensivas. O meia Ewerton deu um belo drible de corpo no zagueiro e, em jogada pela esquerda, fez o cruzamento rasteiro, mas o goleiro Wellington se esticou todo e fez a defesa.
E o gol do Galo saiu aos 23 minutos do segundo tempo, após cruzamento do meia Ewerton, o atacante Luciano Dias chutou de primeira, com categoria. O goleiro ainda tocou a bola, que entrou no canto esquerdo. Um golaço que levou alívio para todos. 1 x 0. A essa altura, o Salgueiro vencia o Alecrim pelo mesmo placar, garantindo assim não a classificação, mas a manutenção do Galo na Série C do B rasileiro.
Depois do gol, o CRB cresceu na partida. Edmar foi lançado pela direita e chutou forte da entrada da área. Dio também tentou deixar o seu nessa partida histórica, após receber bom passe pela esquerda e tocou de bico na saída do goleiro, que livrou o gol com os pés.
O ABC reage com Pio, que dominou a bola na entrada da área e chutou forte, mas a bola apenas passou raspando no poste direito do goleiro Hudson, levando o torcedor regateano ao desespero.
Já passava dos 30 minutos do segundo tempo e o CRB continuou demonstrando domínio da partida. Num rápido contra-ataque do Galo, o lateral Rafinha roubou a bola no meio-campo, avançou em velocidade e chutou forte pela esquerda. A bola passa raspando o travessão de Wellington.
Só dava Galo no jogo! Logo em seguida, uma chance desperdiçada por Renato Silva, que recebeu a bola na grande área e chutou de primeira, numa jogada pela direita mas que acabou saindo.
O jogo chegava ao fim e o torcedor já se dava mais que satisfeito pela permanência na terceira divisão do futebol nacional. A classificação para a próxima fase já era vista como lucro. A sensação de alívio era geral aos 40 minutos do segundo tempo. Todos torciam para a manutenção do placar.
Sem pressa, o CRB seguia tentando administrar o placar. O lateral Rafinha ainda tentou ampliar, num chute forte de longe, mas encontrou Wellington, bem colocado, fazendo uma defesa em dois tempos.
Todos olhavam o relógio quando o árbitro apontou três minutos de acréscimo. Foi tempo suficiente para o ABC-RN fazer sua última tentativa e perdeu uma grande chance de empatar o jogo. O lateral Edson recebeu passe pela direita, girou e faz o chute de frente para o gol, mas para fora, à esquerda do goleiro Hudson.
E o drama do CRB chegou ao fim, aos 48 minutos do segundo tempo. Com muito sufoco, o Galo conseguiu se manter na Série C do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
CRB- AL 1 x 0 ABC – RN
Local: Estádio Rei Pelé/ Maceió – AL
Data: 19/ 09/ 2010
Horário: 16h00
Árbitro: Devarly Lira do Rosário-ES
Assistentes: Ailton Farias da Silva-SE e Victor Oliveira Cruz-SE
Cartões amarelos: Joilson (CRB); Renatinho Potiguar, Pio, Claudemir, João Paulo (ABC-RN)
Gols: Luciano Dias (23′ 2T)
CRB – AL
Hudson, Leandro, Ítalo (Edmar), Alexandre, André Cunha, Lê, Joilson (Dio), Ewerton, Rafinha, Luciano Dias e Júnior Amorim (Renato Silva)
Técnico: Edson Ferreira
ABC – RN
Wellington, Edson, Thiago Garça, Leonardo, Renatinho, Ewerton César, Claudemir (Felipe Moreira), Pio, Gabriel (Diego Padilha), Éderson (Eraldo) e João Paulo
Técnico: Leandro Campos
