Skip to content

No período de férias escolares, atenção nas estradas deve ser redobrada

  • Home
  • Brasil/Mundo
  • No período de férias escolares, atenção nas estradas deve ser redobrada

Blog

No período de férias escolares, atenção nas estradas deve ser redobrada

O início de ano é a época que muitos aproveitam para viajar com a família devido às férias escolares, o que aumenta o volume de veículos nas rodovias consideravelmente. Por isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta os motoristas que é necessário redobrar a atenção ao volante e respeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para que a viagem seja mais segura para todos.

O CTB contém mais de 300 artigos para a regulação do trânsito, visando à segurança viária e, consequentemente, à preservação de vidas. Segundo dados da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), a velocidade excessiva é a principal causa de acidentes, mortes e da gravidade do sinistro. Portanto, no trânsito todo cuidado é pouco.

Vale destacar que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OPAS), cada aumento de 1% na velocidade média produz, por exemplo, um crescimento de 4% no risco de acidente com morte e de 3% no risco de ocorrências graves.

Levantamento da OPAS aponta ainda que um pedestre atingido por um automóvel a uma velocidade média de 65km/h tem quase cinco vezes mais chances de vir a óbito do que um atingido a uma velocidade de 50 km/h. No choque entre carros, o risco de morte para seus ocupantes é de 85%.

Portanto, para se ter um trânsito seguro, é necessário ser um condutor consciente e prudente, não ultrapassar a velocidade máxima permitida, não dirigir sob influência de substância ilícitas ou álcool e respeitar a sinalização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também