Gol de pênalti assinalado por Roberto Carlos
O Corinthians recuperou a liderança do Brasileirão, pois havia perdido na véspera, quando o surpreendente Ceará derrotou o Avaí, ao vencer com muita propriedade o Internacional por 2 x 0. Roberto Carlos, de pênalti e Iarley fizeram os gols que recolocaram o Timão no topo da tabela.
A torcida corintiana presente ao Pacaembu prestigiou em grande número a sua equipe, pois mais de 36 mil torcedores, em pleno feriadão na capital paulista, levaram seu incentivo aos jogadores alvi-negros e quando ouviram os auto-falantes anunciarem o nome do novo xodó Bruno Cesar, a festa começou. Isso porque em apenas duas partidas no seu novo clube, o recém-contratado, vindo do Santo André, já conquistou a confiança de todos e novamente saiu jogando como titular. Apesar de não estar numa noite das melhores, mesmo assim, foi quem mais criou e levou perigo ao gol de Lauro.
O JOGO
O Corinthians demorou para se impor, propiciando ao Inter partir para cima, mesmo jogando fora de casa. Andrezinho e Giuliano até que trabalhavam bem a bola, só não conseguiam colocar os atacantes Alecsandro e Walter, em condições de marcar. Como não conseguiam penetrar na defensiva alvi-negra, os gaúchos passaram a arriscar alguns chutes de média e longa distância, dando um pouco de trabalho ao goleiro Felipe.
Aos poucos o time de Parque São Jorge começou a tomar conta do meio campo e ter o domínio da partida. Numa das investidas do time paulista, o zagueiro Sorondo trombou com Danilo dentro da área e o árbitro não teve dúvida e marcou o pênalti. Na cobrança, Roberto Carlos chutou colocado e por pouco, o goleiro Lauro não defendeu. O goleiro gaúcho chegou a tocar na bola, mas ela entrou fraquinha no seu canto esquerdo. Corinthians 1 x 0.
O gol foi um prêmio para o lateral-esquerdo, que completou sua 20.ª partida seguida na temporada.
Na descida para o vestiário, a reclamação dos jogadores colorados sobre o lance penal era evidente. “Toquei nele [Danilo], mas não o suficiente para marcar pênalti”, afirmou Sorodo. Roberto Carlos por sua vez, comentou a cobrança: “Não bati forte, não. A marca é muito próxima aqui [no Pacaembu]”, mas o mais importante é que fiz o gol que vai dar mais tranquilidade para nós na segunda etapa.
Enquanto o lateral-esquerdo do Corinthians marcou o seu gol, o do Inter protagonizou uma das cenas mais bizarras da competição até aqui. Kléber, ex-corintiano, foi para a cobrança da falta e tropeçou no próprio pé, dando dois toques na bola. Já com a jogada parada, Em seguida, Andrezinho acertou o travessão.
SEGUNDO TEMPO
No segundo período, o time de Mano Menezes voltou bem mais aceso e disposto a definir o quanto antes, a partida. Os jogadores colocaram a bola no chão e numa boa enfiada, Elias deixou Iarley na marca do pênalti. O atacante dominou e chutou firme para ampliar e definir o placar. Corinthians 2 x 0.
Esse gol deu a tranquilidade que os corintianos precisavam, passando daí para frente a dominar ainda mais o jogo, conduzindo-o até o seu final e confirmando mais três pontos e aliderança de volta ao Parque São Jorge. Roberto Carlos ainda chegou a arriscar mais alguns chutes, no entanto, sem muita precisão. Do lado gaúcho, Alecsandro deu trabalho, mas desperdiçou algumas chances em cabeçadas.
Para coroar a festa corintiana, Mano atendeu ao pedido da torcida e colocou o meia Matias Defederico, outro xodó da Fiel.
Com o estádio inteiro aos gritos de “Olé!”, o Corinthians se dedicou até o apito final para delírio do excelente público presente no Pacaembu.
Ficha Técnica
Corinthians 2 x 0 Internacional
CORINTHIANS: Felipe; Jucilei, Paulo André, William , Roberto Carlos; Ralf, Elias, Danilo (Tcheco), Bruno César (Paulinho); Dentinho (Defederico) e Iarley
Técnico: Mano Menezes
INTERNACIONAL: Lauro; Glaydson, Bolívar , Sorondo , Kleber; Guiñazu, Sandro, Andrezinho (Taison), Giuliano ; Walter (Thiago Humberto) e Alecsandro (Edu)
Técnico: Ederson Moreira
Gols: Roberto Carlos (pênalti), aos 38 minutos do 1.º Tempo. Iarley, aos 7 minutos do 2.º Tempo.
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Público: 36.259 total
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
