ASA jogou bem e fez o Ceará sair de campo goleado
A estratégia do Ceará em poupar jogadores visando a semifinal do Cearense deu errado. O ASA se superou, deixou qualquer má fase de lado e goleou o time cearense por 3 a 0, com dois gols de Léo Gamalho e um do meia Didira.
Com o resultado, o ASA pode perder por até dois gols em Fortaleza, no dia 9 de maio, no estádio Presidente Vargas, que estará classificado para a próxima fase da competição nacional.
Passando de fase, o ASA irá enfrentar o vencedor de Flamengo e Campinense. O primeiro jogo teve vitória do time carioca em Campina Grande.
O JOGO – 1º TEMPO
No reencontro entre as equipes que fizeram a semifinal da Copa do Nordeste, agora na Copa do Brasil, ASA e Ceará se estudaram nos primeiros minutos e o respeito mútuo impedia as equipes de abançar e criar oportunidades de gol.
Depois de 15 minutos de jogo, o Ceará que tomou a iniciativa e por pouco não marcou, depois de chute de Anselmo que Gilson espalmou e no rebote, Pingo mandou para fora. Na jogada seguinte, o ASA respondeu e não errou.
GOOOOLLLL DO ASA! Em jogada trabalhada entre Didira, Pedro Silva e Chiquinho Baiano, a bola sobrou para Léo Gamalho, que se livrou do marcador e bateu forte, abrindo o placar em Arapiraca. ASA 1 x 0 Ceará.
O jogo seguiu movimentado. o Ceará tentava nas jogadas ensaiadas e paradas, mas o ASA se defendia bem e ainda atacava e por muito pouco não ampliou, quando Didira foi acionado na área e bateu a queima-roupa em cima do goleiro Tiago.
O jogo acelerado forçou as equipes a diminuir o ritmo, com o jogo sendo disputado e truncado no meio de campo, com o árbitro precisando conter os ânimos, aplicado alguns cartões amarelos.
Mesmo assim, o ASA administrou o resultado e deixou a impressão de que poderia ampliar o marcador. Aos 46 minutos, o árbitro Gilberto Rodrigues Castro Junior encerrou o primeiro tempo com vitória parcial do alvinegro alagoano sobre o cearense por 1 a 0.
2º – TEMPO
Veio a segunda etapa, que mais parecia com a primeira, com os dois times se respeitando. A diferença era que o ASA estava na frente do placar. O time visitante continuava tentando nas bolas paradas, enquanto o ASA tinha mais posse de bola e cercava o Ceará.
Sentindo que o ataque do ASA ainda não funcionava como o esperado, o técnico Ricardo Silva resolveu mudar, tirando Wanderson para entrada de Thalysson. E justamente na primeira jogada do jovem atleta alvinegro, saiu mais um gol de Alagoas na competição nacional.
GOOOOLLLL DO ASA! Aos 18 minutos, Thaysson avançou, entrou na área e passou para Léo Gamalho, que tocou para o fundo do gol. ASA 2 x 0 Ceará.
O time do Ceará não conseguia assustar o ASA. Quando chutava, arriscava de fora da área, já que não conseguia entrar na área do ASA. O alvinegro por sua vez, assustava, como fez com Tiago Garça, que mandou um chute forte que raspou a baliza. O terceiro gol ficava maduro e saiu com um ídolo alvinegro.
GOOOLLLL DO ASA! Novamente com participação de Thalysson, que aproveitou vacilo da defesa cearense e passou para Didira, que dominou e bateu forte, com a bola batendo na trave e balançando a rede. ASA 3 x 0 Ceará.
Perdendo por 3 a 0, os reservas do Ceará tentavam reagir, para diminuir o prejuízo para o jogo em Fortaleza. Epitácio, que acabara de entrar, recebeu dentro da área e bateu forte, para boa defesa do goleiro Gilson.
Até o final do jogo, o Ceará correu sem objetivo, enquanto ASA administrou e bem o placar. Aos 47 minutos, o árbitro encerrou a partida com vitória importante do ASA por 3 a 0 sobre o Ceará, que dá vantagem de perder por até dois gols ao time alvinegro.
FICHA TÉCNICA
Copa do Brasil 2013 – SEGUNDA FASE
Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca – Arapiraca, Alagoas
ASA 3 x 0 Ceará
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior(PE)
Assistentes: Bruno Cesar Alcantara(PE) e Francisco Chaves Bezerra Junior(PE)
ASA: Gilson, Gabriel, Tiago Garça, Fabiano e Chiquinho Baiano; Cal, Pedro Silva, Geovane e Didira(Marcinho); Wanderson(Thalysson) e Léo Gamalho(Rodrigo Dantas).
Técnico: Ricardo Silva
Ceará: Tiago; Eric(Rafael Cruz), Douglas e Rafael Vaz e Gerley; João Marcos, Diego Silva, Gabriel(Luiz Henrique) e Válber; Anselmo(Epitácio) e Pingo.
Técnico: Leandro Campos
Cartões Amarelos: Didira, Pedro Silva e Léo Gamalho(ASA) – Eric e Gerley(Ceará)
Gols: Léo Gamalho aos 22 minutos do 1ª tempo, aos 18 minutos do 2ª tempo e Didira aos 32 minutos do 2ª tempo para o ASA.
