O Cruzeiro correu e lutou até o final da partida, mas acabou sendo derrotado pelo São Paulo, por 2 x 1, na noite deste sábado, no Morumbi, em São Paulo, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Wallyson marcou o gol da Raposa, que volta a campo no próximo domingo, contra o Bahia, na Arena do Jacaré, em Sete lagoas.
O Cruzeiro, que vinha de três vitórias consecutivas, começou bem o jogo, tomando a iniciativa das ações e, com apenas cinco minutos de partida, chegou com muito perigo perto do gol de Rogério Ceni duas vezes.
Na primeira delas, Montillo chutou forte e a bola saiu perto da trave esquerda do gol do adversário. Na outra, Wallyson cruzou pela direita para Thiago Ribeiro, dentro da pequena área, mas o zagueiro Xandão chegou primeiro e colocou para escanteio.
O São Paulo equilibrou o jogo e passou a arriscar mais no ataque. Aos 9 minutos, Marlos chutou rasteiro, colocado e Fábio fez ótima defesa. Pouco tempo depois, Juan chegou livre na área e chutou forte e Fábio, mais uma vez, segurou firme.
O Cruzeiro tinha mais posse de bola e continuava mais próximo do gol adversário, como no cruzamento de Vitor, que Thiago Ribeiro tentou desviar de cabeça, mas nem sequer acertou a bola.
Mas, aos 21, o time da casa abriu o marcador, através de Dagoberto, desviando cruzamento de Marlos dentro da pequena área.
O Cruzeiro não acusou o golpe e continuou em cima do São Paulo. Marquinhos Paraná teve chance de empatar, em chute de longe, que passou à esquerda do gol de Rogério Ceni. Jogando nos contra-ataques, o São Paulo deu mais um susto no goleiro Fábio, em chute forte de Casemiro, da intermediária, que saiu acima do gol cruzeirense.
Segundo tempo
As duas equipes retornaram para a etapa final sem nenhuma alteração e, logo aos 50 segundos, o time da casa ampliou o marcador, em um chute de Marlos, por cima de Fábio, após passe preciso do meia Rivaldo.
Aos 13 minutos, o técnico Joel Santana fez a primeira alteração na equipe mineira, colocando o meia Roger no lugar do lateral direito Vitor. A mexida deixou o time mineiro pelo menos com mais fôlego, para partir novamente para cima do São Paulo, que valorizava a posso de bola, fazendo o tempo passar e apostava nos erros do Cruzeiro.
Em contra-ataque, aos 23, Juan tabelou com Dagoberto e finalizou para fora. Um minuto depois, Joel Santana mexeu de novo no Cruzeiro e colocou o atacante Ortigoza no lugar do também atacante Thiago Ribeiro.
A substituição surtiu efeito imediato, tanto que, na primeira vez que pegou na bola, o paraguaio Ortigoza fez um cruzamento preciso, pela direita, nos pés de Wallyson, que não vacilou o marcou para o Melhor Clube Brasileiro do Século XX.
A Raposa entrou novamente no jogo a passou a buscar pelo menos o empate. Roger tentou, aos 27, em um chute forte, colocado, mas Rogério Ceni segurou firme. Aos 32, o treinador cinco estrelas mexeu no time pela última vez, com a entrada de Brandão no lugar de Wallyson.
Na tentativa de evitar a derrota, a equipe celeste se mandou de vez para o ataque, mas não conseguiu ultrapassar a barreira defensiva do São Paulo e acabou tendo que se contentar com o primeiro resultado negativo sob o comando de Joel Santana.
Ficha Técnica
SÃO PAULO 2 X 1 CRUZEIRO
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Morumbi, em São Paulo-SP
Data: 09/07/2011
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique/RJ (Fifa)
Público: 11.965 pagantes
Renda: R$ 284.320,00
Gols: Dagoberto, aos 21 min. do 1º tempo; Marlos, a 1 minuto, e Wallyson, aos 25 min do 2º tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Rhodolfo e Juan; Wellington, Rodrigo Souto, Casemiro (Zé Vitor), Rivaldo (Dener) e
Marlos; Dagoberto (Fernandinho)
Técnico: Milton Cruz
CRUZEIRO: Fábio; Vitor (Roger), Gil, Naldo e Everton; Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná, Fabrício e Montillo; Wallyson (Brandão) e Thiago Ribeiro (Ortigoza)
Técnico: Joel Santana
Cartões amarelos: Dagoberto (São Paulo); Montillo, Everton, Gil, Naldo e Fabrício (Cruzeiro)