O treinador Vanderlei Luxemburgo foi apresentado oficialmente à imprensa na manhã desta quinta-feira. O novo comandante gremista concedeu entrevista coletiva na sala de conferência do Estádio Olímpico.
CURRÍCULO:
Vitorioso. Essa é a melhor palavra que define o técnico Vanderlei Luxemburgo, que assina contrato até 31 de dezembro de 2012.
Aos 59 anos, Luxemburgo dedicou praticamente 30 deles à profissão de treinador de futebol. Começou sua carreira no início da década de 80 tendo sua primeira oportunidade no comando do Campo Grande do Rio de Janeiro.
Em 1989, ano em que o Tricolor conquistou sua primeira Copa do Brasil, Vanderlei Luxemburgo passou a despontar no cenário nacional levando o pequeno Bragantino ao título da Série B do Campeonato Brasileiro e do inédito Campeonato Paulista. A façanha chamou a atenção do Flamengo, que o contratou em 1991. Mas dois anos depois, em 1993, foi quando Luxemburgo se consagrou definitivamente como grande treinador ao comandar o Palmeiras. À frente do clube paulista, conquistou o Paulistão e o Campeonato Brasileiro daquele ano, repetindo o feito em 1994.
Depois de passagens por Flamengo, Paraná e Santos, Luxemburgo foi contratado pelo Corinthians, onde voltou a vencer o Brasileirão em 1998. No mesmo ano teve sua primeira oportunidade de defender a Seleção Brasileira, onde sagrou-se campeão da Copa América de 1999.
Após uma nova passagem por Corinthians e Palmeiras, Luxemburgo acabou comandando o Cruzeiro em 2003, onde conquistou todas as competições que disputou: o estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, à frente do Santos, mais um título de Campeão Brasileiro.
Em 2005, o treinador deixou o Santos para comandar o Real Madrid, da Espanha, onde ficou até o final do ano retornando para o Santos. Na Vila Belmiro, voltou a conquistar o Estadual em duas oportunidades.
Depois disso, esteve à frente de Palmeiras, outra vez Santos, Atlético Mineiro até chegar ao Flamengo, onde permaneceu até o início de fevereiro, antes de ser anunciado pelo Grêmio.