×

Esporte

No Engenhão, Botafogo vence o Grêmio com destaque para Elkeson

Botafogo soube tirar proveito da expulsão do jogador gremista e venceu a partida por 2 x 1

O Botafogo recebeu o Grêmio no Engenhão, com ambos os times necessitando pontuar para subir na tabela. No entanto, com um homem a menos e tendo que driblar até mesmo a falta de energia no estádio Engenhão, o tricolor gaúcho não consegui fazer frente ao alvi-negro carioca e saiu de campo derrotado por 2×1.

O Jogo

Com campanhas muito semelhantes, Grêmio e Botafogo entraram em campo com escalações também parecidas, somente com um atacante, porém o Grêmio com três zagueiros.

Nos primeiros minutos de jogo, poucas chances de gol para ambas equipes. Quem assustou primeiro foi o Botafogo. Aos 5 minutos, Lucas Zen rolou para Marcelo Mattos, que soltou uma bomba para bela defesa de Marcelo Grohe.

A partir dos 22 minutos, já com Roberson no lugar de Marquinhos lesionado, o Grêmio criou duas ótimas oportunidades. A primeira delas com Fernando. O volante gremista recebeu lançamento de Lins, aos 30 minutos, e chutou para defesa de Renan.

Um minuto mais tarde, Lúcio mandou um lindo voleio depois de cruzmento de Willian Magrão, que Marcelo Mattos tirou em cima da linha. Aos 41 minutos da primeira etapa, foi a vez do Botafogo assustar. Everton fez um cruzamento perigoso da esquerda e Rafael Marques desviou para trás. Marcelo Grohe conseguiu salvar o Tricolor.

Na segunda etapa, o Grêmio voltou melhor que o adversário. A primeira oportunidade criada foi com Lins. O atacante recebeu passe de Douglas e tentou chutar de virada, mas a bola saiu à esquerda do gol. Aos 18, veio a melhor chance do Grêmio até então. Gabriel fez um belo lançamento para Willian Magrão. O volante avançou livre, chegou na cara do goleiro Renan e mandou rasteiro no canto, para excelente defesa do goleiro alvinegro.

O lance que decidiu a partida foi aos 23 minutos. Em um contra-ataque rápido, Cidinho passou por dois gremistas, mas não por Fernando, que fez a falta. Como já tinha amarelo, foi expulso. Dois minutos mais tarde, o castigo chegou para o Tricolor. Elkeson fez a jogada individual e chutou forte. A bola iria longe do gol, mas Marcelo Mattos meteu a cabeça nela e abriu o placar.

Com o placar adverso e mesmo com um jogador a menos, Renato foi ousado. Manteve o sistema defensivo somente com um volante e colocou o garoto Leandro no time. Aos 32 minutos, no entanto, um fato inusitado parou o jogo. Faltou luz no estádio Engenhão, paralisando a partida.

Depois de 22 minutos de paralisação, rola a bloa de novo no Engenhão. E quem toma as ações no retorno é o Botafogo. Aos 58, Elkeson fez o segundo dos cariocas após cruzamento de Caio pela direita. Cinco minutos mais tarde, Herrera acerta a trave.

Mas o Grêmio reagiu no jogo e aos 65 diminui o marcador. Douglas cobrou falta na área. Rafael Marques desviou de cabeça. A bola ainda foi defendida por Renan, mas tocou novamente no zagueiro gremista e foi pro gol.

Mas não houve tempo para seguir a reação gremista. Placar final no Rio de Janeiro. O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Avaí no estádio Olímpico.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 2 X 1 GRÊMIO
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 26/6/2011 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Adailton Jose de Jesus Silva (BA) e José Oliveira dos Santos (BA)
Gols:Marcelo Mattos, Elkeson (BOT); Willian Magrão (GRE)
Cartões Amarelos: Fernando (GRE); Marcelo Mattos (BOT)
Cartões Vermelhos: Fernando (GRE)

BOTAFOGO: Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Thiago Galhardo), Lucas Zen, Everton (Cidinho), Maicosuel (Caio) e Elkeson; Herrera. Técnico: Caio Junior.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton; Fernando, Willian Magrão, Lúcio, Marquinhos (Roberson) e Douglas; Lins (Leandro). Técnico: Renato Gaúcho.