×

Cultura

No encerramento dos trabalhos no Senado, Renan saúda cultura nordestina

No encerramento dos trabalhos no Senado, Renan saúda cultura nordestina

Antes de encerrar os trabalhos legislativos deste ano no Senado Federal, o senador Renan Calheiros, líder do PMDB, encontrou tempo para abordar um tema mais ameno: a cultura nordestina. Renan valeu-se do centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que ocorre neste mês de dezembro, para homenagear o artista que, segundo ele, “fez mais pela valorização da cultura nordestina do que qualquer outra figura artística brasileira”.

No mesmo pronunciamento no qual homenageou Luiz Gonzaga, o senador Renan Calheiros também se referiu ao tombamento do complexo histórico do Angiquinho, localizado no município de Delmiro Gouveia, no alto sertão de Alagoas, onde foi construída a primeira hidrelétrica no Nordeste para aproveitar o potencial da cachoeira de Paulo Afonso.

Renan lembrou que, no próximo ano, comemora-se o centenário do começo da geração de energia em Angiquinho, os 150 anos do empreendedor Delmiro Gouveia e os 65 anos da Chesf. “Quem sabe, poderemos estar comemorando também o tombamento nacional do sítio histórico do Angiquinho”, disse Renan. O processo do tombamento do Angiquinho tramita atualmente no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.