×

Alagoas

No Dia Mundial da Saúde, estudantes colaboram com doação de sangue

Como parte das ações do Dia Mundial da Saúde, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu, nesta sexta-feira, 7, um grupo de vinte estudantes do pré-vestibular do Colégio Master, em Aracaju. Os jovens, entre 18 e 22 anos, colaboraram com os serviços de doação de sangue e o cadastro de medula óssea realizados na unidade. O grupo estava acompanhado pelo médico sanitarista e professor Almir Santana, e foi recepcionado pela assistente social Rozeli Dantas, que explicou as principais atividades desenvolvidas pelo hemocentro e a importância da participação da sociedade no processo da doação.

Em seguida, eles visitaram as áreas técnicas do Hemose, composta pelos laboratórios que realizam as análises sorológicas, os testes ABO e Rh, e por último, o fracionamento do sangue em plaquetas, hemácias e plasma. “Nos últimos anos os jovens estão mais engajados em ações sociais em favor do bem estar da coletividade”, comentou, lembrando que a iniciativa chegou numa data especial. “A saúde é o pilar de qualquer ser humano. Eles hoje estão levando esperança de saúde para pacientes que fazem uso de transfusões sanguíneas”, comentou.

Na oportunidade, Almir Santana salientou que a visita técnica também proporcionou conhecimento acerca dos os processos que envolvem o ciclo de coleta e produção do sangue. “Esses adolescentes irão prestar vestibular e muitos deles para áreas de saúde como medicina e enfermagem e o Enem pode ter como um dos temas, as doenças do sangue – hemofilia e anemia falciforme”, explicou. O médico ressaltou, ainda, que o atendimento ao público portador de doenças do sangue é feito do Hemocentro. “Acho importante que eles conheçam esse trabalho. Aqui também é um exercício de solidariedade”, frisou Almir.

Conhecimento e incentivo

Para o estudante Ívedu Melo Martins, 21, a visita foi esclarecedora. “Acho que é importante esse momento, temos a oportunidade de conhecer de perto o sangue em seu processo de coleta e separação”, pontuou. As alunas Ingrid de Azevedo Ferreira, 18, e Ludymila Tavares, 20, colaboraram com o cadastro ao preencher a ficha para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). “Desde a minha infância penso em fazer parte desse cadastro. Perdi um amigo por causa da leucemia e, isso me marcou bastante. Aproveitei esse momento com os colegas, à visita e o incentivo do professor, para fazer a minha parte”, destacou Ludmymila.

Serviços

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações, basta entrar em contato com a gerência de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.