Líder Coritiba derrotou o ASA com dois gols de Pereira
O ASA deixou a cidade de Curitiba amargando mais uma derrota na série B. Jogando, no Estádio Major Couto Pereira, o time alagoano, que completou 58 anos de fundação neste sábado (25), não conseguiu dar a vitória de presente para a torcida. Acabou dando mesmo foi um “presente de grego”, ao ser derrotado pelo Coritiba pelo placar de 2 a 0, em jogo válido pela 24ª rodada da Série B.
Os gols do Coxa foram marcados no primeiro tempo, através do zagueiro Pereira, concluindo lançamento do meia Tcheco. A partida foi bastante movimentada, mas o ASA teve dificuldades para finalizar e em duas falhas de marcação, permitiu a justa vitória do Coritiba.
A equipe arapiraquense sentiu a falta de um goleador e só conseguiu assustar com chutes de fora da área e lances isolados pelas laterais do campo. A fraca exibição dos atacantes Anderson e Silvestre deixa mais do que evidente de que o time precisa urgentemente de um jogador para a posição.
Com esse resultado, o Alvinegro permanece com 29 pontos, ficando novamente com a necessidade de vencer na próxima rodada para se manter longe da zona de rebaixamento. Já o Coritiba chegou aos 46 pontos e permanece na liderança da Série B.
Na próxima rodada, o ASA jogará contra o Figueirense, às 21h50, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Um pouco mais cedo, o Coritiba vai até Campinas para enfrentar a Ponte Preta, às 19 horas, no Estádio Moíses Lucarelli. Os dois jogos serão realizados na próxima terça-feira (28), pela 25ª rodada da Série B.
Jogo duro e ASA partindo para frente
Com a saída de Júnior Viçosa, peça fundamental no esquema do técnico Vica, que foi negociado com o Grêmio-RS na última quinta-feira (23), o ASA entrou em campo com uma formação diferente, com intuito de surpreender o Coritiba, no Estádio Major Couto Pereira, para se afastar da zona de rebaixamento da Série B e quebrar um tabu histórico de ser a primeira equipe de Alagoas a vencer uma partida na capital paranaense em 37 anos de confrontos por competições nacionais.
Além disso, o dia foi especial para o Alvinegro, uma vez que, neste sábado, o time arapiraquense completou 58 anos de existência e uma vitória contra o time que começou a rodada como líder da Série B seria um presente especial para a torcida. Pensando assim, o ASA partiu para cima e logo na primeira oportunidade, o meia Didira partiu em velocidade e tentou um cruzamento para Silvestre, mas o zagueiro Jeci antecipou-se e fez o corte salvando o Coxa.
O ASA valorizava a posse de bola e tentava esfriar o jogo com passes longos para o ataque, a grande preocupação era a bola parada. O Coritiba tinha em campo atletas com passagens em grandes equipes do futebol brasileiro, como Tcheco, Léo Gago e Enrico, que na bola parada poderiam decidir a partida. As faltas próximas à grande área poderiam trazer problemas. Por causa disso, os volantes do Alvinegro tentavam o desarme logo no meio-campo, dificultando a chegada do adversário.
Mesmo assim, o Coritiba cresceu com o apoio da torcida e passou a chegar com perigo ao gol de Paulo Musse. A primeira boa investida dos donos da casa fez o torcedor ficar ainda mais confiante na vitória. Enrico fez uma boa jogada individual e no cruzamento Fabinho apareceu em condições, mas colocou para fora desperdiçando uma grande chance.
Experiência de Tcheco, oportunismo de Pereira
Com um elenco experiente, o Coritiba seguiu pressionando, mas o Alvinegro não se intimidou e sempre chegava com perigo ao gol de Edson Bastos. Aos 24 minutos, o atacante Leonardo partiu em velocidade e arriscou, mas Paulo Musse fez a defesa parcial, sem desistir, Enrico arriscou e o arqueiro do ASA defendeu novamente.
Numa nova investida do ASA, o lateral Marcos Tamandaré foi até a linha de fundo e cruzou para Silvestre, mas a defesa do Coxa estava atenta e fez o corte. No lance seguinte, o Coritiba chegou com perigo novamente com Rafinha sendo lançado, mas Everton afastou o perigo.
Os donos da casa dominavam a partida e conseguiam segurar a defesa do ASA, mas a situação passou a mudar quando Luiz Mário cometeu uma falta quase no meio-campo. No lance, o experiente jogador recebeu o cartão amarelo, mas o pior estava por vir: depois de uma cobrança ensaiada, o meia Tcheco levantou a bola para área, a defesa do ASA ficou parada, apenas observando, e o zagueiro Pereira apareceu livre para desviar, colocando no canto de Paulo Musse, aos 41 minutos: 1×0.
Sem perder tempo, o Coxa partiu novamente para o ataque e dois minutos depois chegou ao segundo gol. Como um replay do primeiro gol, a jogada nasceu numa falta cobrada por Tcheco, que teve percepção e lançou para Pereira na grande área, o zagueiro apareceu novamente de surpresa e subiu sozinho para cabecear no canto esquerdo do goleiro Paulo Musse: 2×0.
A preocupação do ASA com a bola parada do Coritiba não foi suficiente para evitar os dois gols dos donos da casa no primeiro tempo, o que deixou os atletas irritados na descida para o vestiário durante o intervalo.
ASA melhora, mas gol não sai
Insatisfeito com o vacilo no final do primeiro tempo, o técnico Vica sabia que o Alvinegro precisava reagir. Por isso, o treinador promoveu a entrada do meia Rodriguinho no lugar do zagueiro Sílvio e Anderson no lugar do apagado Silvestre no ataque.
No primeiro bom momento da etapa final, o ASA chegou com Luiz Mário que cobrou falta com violência e Edson Bastos defendeu com muita dificuldade. O Coritiba respondeu com Rafinha, que carregou com muita habilidade e passou por dois marcadores até arriscar o chute por cobertura, mas Paulo Musse apenas acompanhou a saída da bola.
Bem mais ousado, o ASA teve outra boa oportunidade quando Rodriguinho recebeu de frente para o gol de Edson Bastos, mas o meia do time arapiraquense preferiu o passe para Marcos Tamandaré que entrou na área e ao invés do chute, tentou o cruzamento. Na seqüência do lance, Pereira fez o corte salvando o Coritiba.
Sentindo o crescimento do adversário na segunda etapa, o técnico Ney Franco colocou o Coxa para jogar na ofensiva, pondo Marcos Aurélio em campo no lugar de Enrico. A mudança fez o time paranaense crescer novamente na partida e depois de um cruzamento para área, o atacante Leonardo quase marcou o terceiro, mas o volante Audálio fez o corte.
Para piorar a situação, o goleiro Paulo Musse sentiu um problema muscular e acabou sendo substituído pelo reserva Jorge Miguel, aos 18 minutos. Com a mudança, Vica queimou a terceira substituição do ASA na partida. Aos 22 minutos, o Alvinegro quase diminuiu com Marcos Tamandaré que arriscou um lindo chute, mas Edson Bastos se esticou todo para tocar na bola e evitar o que seria um golaço do time arapiraquense. A bola seria no ângulo, mas ele fez grande defesa!
O ASA conseguia chegar com perigo ao ataque, mas faltava o gol para fazer o time alagoano acreditar que poderia pelo menos chegar ao empate e sair de Curitiba com um ponto a mais na classificação geral. A equipe paranaense recuou e esperava os erros do Alvinegro para sair no contragolpe.
Quando forçava, o Coritiba chegava com perigo. Desta vez, o zagueiro Jeci fez uma bonita troca de passes com Léo Gago e dentro da área tentou surpreender o goleiro Jorge Miguel com um cabeceio, mas a bola acabou saindo.
Sentindo a ausência de um goleador, o ASA até conseguia chegar, mas estava evidente a falta de intimidade dos jogadores de ataque com o gol. Silvestre e Anderson não fizeram um bom jogo e participaram pouco da partida. Os lances de perigo, foram construídos graças à participação dos jogadores recuados como o ala Marcos Tamandaré que arriscou algumas vezes de fora da área e em lances de habilidades dos meia Didira e Luiz Mário.
Satisfeito com o resultado, o Coritiba apenas administrou a vitória, resultado que acabou sendo suficiente para deixar a equipe permanecer na liderança da Série B.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 2×0 ASA
Campeonato Brasileiro da Série B (24ª rodada)
Local: Major Couto Pereira, em Curitiba-PR
Data: 25 de setembro de 2010 (Sábado)
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Assistentes: José Antonio Chaves Franco Filho (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Cartões Amarelos: Everton (ASA) 11′; Luiz Mário (ASA) 40′ – 1º Tempo; João Victor (ASA) 28′ – 2º Tempo
Gols: Pereira (Coritiba) aos 41 e 43 do primeiro tempo
CORITIBA – Edson Bastos, Jeci, Pereira e Cleiton; Fabinho, Léo Gago, Leandro Donizeti, Tcheco (Dênis 17’/2ºT) e Enrico (Marcos Aurélio 13’/2ºT), Leonardo e Rafinha. Técnico: Ney Franco
ASA – Paulo Musse (Jorge Miguel 18’/2ºT), Plínio, Everton e Sílvio (Rodriguinho – Intervalo); Marcos Tamandaré, Audálio, Marcio Carioca, Didira, Luiz Mário e João Victor; Silvestre (Anderson – Intervalo). Técnico: Vica
