×

Cultura

Nelson da Rabeca ensina sua arte em projeto cultural na FMAC

Aconteceu nesta quarta-feira (25), a solenidade de abertura do projeto “A Rabeca de Seu Nelson”, na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A ação foi conduzida pela presidente da FMAC, Guiomar Omena, e contou com a presença do presidente do Núcleo de Desenvolvimento Sociocultural Nação Imperial, Eugênio Vilela, e do educador e pesquisador Amaurício de Jesus, idealizadores do projeto, além de jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Núcleo de Cultura Afrobrasileira Iyá Ogun-té e do público em geral.

O projeto será voltado para realização de Oficina para confecção do instrumento musical artesanal: a rabeca. Serão seis meses de capacitação em que o mestre Nelson da Rabeca vai repassar seus conhecimentos, tanto para produzir a rabeca como também ensinar a tocar. O início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira (30), na sede da FMAC.

De acordo com Eugênio Vilela, a proposta é contribuir para a descoberta de novos talentos e promover também uma atitude sustentável. “A Rabeca é um instrumento artesanal que gera emprego e renda. Muitos turistas vão à casa de seu Nelson em busca de conhecer a história do mestre, mas também acabam adquirindo o instrumento. É importante despertar na juventude o gosto pela arte, para que possa se desenvolver”, salienta.

Durante o evento foi exibido um documentário a respeito da trajetória do seu Nelson, expondo fatos importantes da sua vida e sua identificação com a arte.

A presidente da FMAC, Guiomar Omena, falou do exemplo que o mestre Nelson representa como artista e como pessoa humana. “É uma pessoa simples, um autodidata, um patrimônio vivo do nosso legado histórico-cultural”, lembra.

As inscrições gratuitas para as oficinas podem ser feitas na sede da FMAC, no horário de 8h às 14h ou pelo telefone: 3221-2090.