A temporada de cruzeiros marítimos em Maceió continua movimentando o turismo da cidade, trazendo turistas de toda parte do mundo. Esta semana, três navios atracaram no Porto de Maceió e trouxeram cerca de 13 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. Na terça-feira (1), o navio Orchestra trouxe 5.420 visitantes. Nesta quarta-feira (2), foi a vez do Grand Holiday, com 2.500 pessoas e do MSC Musica, com mais 5.500 pessoas.
A turista argentina Lidia Beatriz, que esteve em Maceió pela primeira vez com a filha, ficou encantada com o passeio que escolheu. Ela visitou a praia do Francês e o Gunga e fez também o passeio das Nove Ilhas, no Pontal. “Pretendo voltar em outra oportunidade e ficar hospedada em um hotel para conhecer a cidade com mais calma, pois o tempo que temos é muito curto e quero conhecer melhor este lugar tão lindo”, declarou.
“O artesanato de Maceió é divino, já tinha ouvido falar, mas fiquei surpresa com tanta beleza. O resultado está aqui em minhas mãos”, explicou simpaticamente a carioca Valdirene Cardoso, mostrando as sacolas que adquiriu durante os passeios. Ela aprovou também a culinária local, elogiando o restaurante em que almoçou. “Além das lembranças, vou levar uns quilinhos a mais. Maceió é linda, maravilhosa”, finalizou.
A Secretaria Municipal de Promoção ao Turismo (Semptur) recepciona todos os navios que atracam no Porto de Maceió. Os turistas podem ser orientandos sobre os serviços de transporte, ou informados sobre passeios turísticos e as praias da capital. Além disso, o órgão possui uma parceria com os comerciantes do artesanato Guerreiros, atualmente está localizado na Praça Sinimbu, que têm mais uma opção de venda, podendo montar bancas e expor seus produtos no local. A comerciante Luiza Damasceno disse que essa parceria com a secretaria é importante, pois torna-se mais uma fonte de renda para sua família.
A coordenadora-geral de projetos da Semptur, Ubiratânia Amorim, afirmou que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) é uma forte aliada para a recepção dos visitantes. “Quando os turistas chegam, a movimentação de ônibus, taxis, vans e de pessoas circulando é enorme. A SMTT comparece com muita responsabilidade para deixar o fluxo de veículos organizado, o que facilita nosso trabalho”, disse.
Ubiratânia informou que, na próxima quarta-feira (9), o navio Orchestra estará retornando a Maceió. “Nós ficamos animados em receber essa grande quantidade de turistas, pois sabemos que isso resulta positivamente para a divulgação da nossa cidade, além de movimentar a economia local”.
