A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), mais uma vez, vai presentear a cidade com os encantos do canto coral durante a celebração dos festejos natalinos, no mês de dezembro. As apresentações acontecerão por toda a cidade contemplando desde as regiões mais periféricas até as sedes de órgãos públicos.
Representantes da Federação Alagoana de Coros (FAC) e de 24 grupos do segmento iniciaram os preparativos para a ação. Em reunião na sede da FMAC, o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, destacou a importância do trabalho dos corais nos lugares mais recônditos da cidade: “Não nos dirigimos apenas às áreas de afluência turística, queremos levar os coros e as apresentações para áreas de aglomeração urbana na periferia”.
Segundo ele, a decisão de repetir a ação se deve ao sucesso e à boa acolhida que o projeto teve em 2013. “Testemunhamos momentos de muita emoção, reanimação e reconciliação motivados pelas apresentações dos corais. A música tem um papel importante na melhoria da vida das pessoas e o canto coral por ser essencialmente coletivo é ainda mais capaz de sensibilizar e promover o clima de paz e partilha típico das festas de final de ano”, diz.
Para Terezinha Azevedo, integrante do Coral Rugas de Ouro, o ato de cantar é um presente para quem se apresenta e para quem está na plateia. “Minha vida é muito melhor depois da música e tudo o que esperamos quando cantamos é a boa acolhida do público”, conta.
Calendário
A previsão é de que mais de 70 apresentações aconteçam por toda Maceió nos 10 dias que antecedem o Natal. Os cenários serão os mais diversos e devem abranger praças, terminais e pontos de ônibus, igrejas, calçadão do comércio, e até shoppings centers. No dia 21 de dezembro um grande encontro de coros, com a presença do coro venezuelano Siete Palos, acontecerá na Praça de Multieventos, na Pajuçara, marcando o encerramento do projeto.
A FMAC deverá lançar ainda neste mês de outubro uma chamada pública para saber quais instituições e comunidades se interessam em receber o projeto nos seus bairros. Uma nova reunião acontecerá na próxima semana entre Federação de Coros e representantes dos grupos interessados na ação, com o objetivo de definir calendário, repertório e ensaios.
