×

Esporte

Nadal vence Djokovic e fatura o US Open pela primeira vez

Nadal comemora conquista inédita

Fazendo sua primeira final de US Open, o espanhol Rafael Nadal tratou de aproveitar muito bem a oportunidade que teve para levar o título e assim fechar o seu Grand Slam. Em duelo que deveria acontecer no domingo, mas que foi adiado devido às chuvas, e acabou ocorrendo mesmo nesta segunda-feira, o número 1 do mundo derrotou o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/4 e 6/2, em 2h43 de jogo.

Apesar de escolher começar sacando, Djokovic teve o serviço quebrado logo de cara, com um winner de forehand do espanhol. Sofrendo um pouco para conseguir confirmar os saques, o número 2 do mundo até chegou a devolver a quebra em 2/2, mas Nadal voltou a bater o serviço do rival no quinto game, mesmo depois do sérvio conseguir salvar cinco break-points. Com os dois confirmando até o fim da parcial, o espanhol acabou fechando o primeiro set.

Errando menos, o tenista de Belgrado chegou a abrir 4/1 no segundo set antes de Nadal devolver a quebra e empatar no oitavo, graças a sua alternância de slices fundos e bolas vencedoras. Sacando pressionado, em momento crucial na partida, “Nole” viu a partida ser interrompida no meio do nono game, quando empatava em 30-30, por conta da chuva que atingiu Nova York. Após duas horas de paralisação, o sérvio voltou mais focado e agressivo, quebrando o saque providencialmente no 12º game para empatar o jogo.

Contudo, a recuperação de Djokovic não se manteve no início do terceiro set, no qual perdeu o saque já no terceiro game, além de precisar salvar dez dos 11 break-points que teve contra si. Voltando a errar mais do que Nadal, o sérvio também não teve trabalhou bem com o primeiro serviço, com o qual teve aproveitamento de apenas 60%. Com isso, o líder do ranking da ATP mais uma vez tomou a dianteira.

Assim como no set anterior, o canhoto de Mallorca aproveitou a inconstância e os erros do sérvio para abrir 5/1 antes de fechar o jogo e finalmente faturar seu primeiro título nas quadras nova-iorquinas. Assim, Nadal se torna o terceiro espanhol a conquistar o US Open, repetindo Manuel Santana (na grama) e Manuel Orantes (no har-tru).

Com a vitória em Flushing Meadows, o espanhol entra para a história como o sétimo a ganhar os quatro Slam (o mais jovem da Era Profissional), além de repetir os feitos de Federer, Rod Laver e Pete Sampras, que venceram três Slam consecutivos em suas carreiras, somando 21 vitórias neste período. Nadal já havia chegado perto desta marca em 2008, quanto também faturou os títulos em Wimbledon e Roland Garros, mas caiu nas semifinais do US Open frente ao britânico Andy Murray.