Brasileiro fez uso de diurético e deve ser punido pela Federação Internacional de Natação
O nadador brasileiro João Gomes Junior, que recentemente (dezembro) disputou o Campeonato Mundial de Piscina Curta de Doha, no Catar , foi pego no exame antidoping realizado durante a competição.
Segundo a Federação Internacional de Natação, FINA, nosso representante foi flagrado pelo uso de um diurético em seu teste de urina. Esse tipo de droga, muitas vezes é utilizada para “mascarar” o uso de substâncias dopantes.
O advogado do atleta, Marcelo Franklin, disse ter conversado com ele logo após a notícia ser divulgada pela mídia internacional.
“Neste momento, estamos colhendo informação, porque o processo de doping corre em sigilo. Mas conversei com ele e estou convicto da inocência, acredito que conseguirei provar a inocência”, comentou Marcelo.
No Pinheiros, clube do nadador, o silêncio reina absoluto. Dirigentes afirmaram que só comentarão sobre o fato, após serem notificados.
João Gomes Junior competiu no Mundial em três provas: 4×50 m medley, 4x100m medley e 4x50m medley misto. Nessas disputas o Brasil conquistou o ouro. Caso Junior venha a ser considerado culpado, nós perderiemos as três medalhas e também o título da competição, caindo para o quinto lugar.
