×

Alagoas

Por causa da seca, 54 municípios decretam situação de emergência

Mais da metade dos municípios alagoanos estão sofrendo com os efeitos da seca. A estiagem, que até o início do ano estava afetando apenas o alto sertão, prejudicou também outras regiões do estado. Atualmente, são 54 municípios com decreto de emergência. Destes, 39 possuem o reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil e 15 possuem apenas o decreto municipal, porém, com auxílio técnico da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e da Defesa Civil Estadual, os processos de reconhecimento estão sendo encaminhados.

Para pressionar o governo e a bancada federal, os presidentes das entidades municipalistas do Nordeste irão se reunir na AMA, na próxima terça-feira (30), às 10h. O encontro foi agendando na última sexta-feira em Canela (RS), na reunião do Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Os prefeitos decidiram se unir em bloco para reivindicar medidas urgentes e concretas para amenizar os efeitos da seca. O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, afirma que o encontro é importante diante da gravidade do problema que está afetando a população e, principalmente, os pequenos produtores rurais.

As chuvas que tem caído em todo o estado apenas amenizam temporariamente a situação. Segundo o meteorologista, Vinícius Pinho, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, o fenômeno que vem causando a chuva no litoral não é o mesmo que levou a precipitação para a região do Sertão. “Não existe previsão de chuva forte para o semiárido”, informa.

Os municípios que possuem reconhecimento nacional e estadual são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Brnco, Palestina, Palmeira dos índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Traipu. Além desses, o governo federal reconheceu, posteriormente, Lagoa da Canoa e Belém.

União dos Palmares foi o último município a entrar na lista. O decreto foi publicado ontem (25) no diário oficial. As demais cidades que estão apenas com decretos municipais são: Atalaia, Branquinha, Campo Alegre, Chã Preta, Junqueiro, Mar Vermelho, Murici, Paulo Jacinto, Pindoba, São Sebastião, São José da Lage, Tanque D’Arca, Teotônio Vilela e Viçosa.