O Santa Cruz conseguiu segurar o ímpeto e a grande pressão do Avaí e arrancou um bom empate por 0x0, na tarde deste sábado (23), no Estádio Ressacada, em Santa Catarina, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O time tricolor foi bastante pressionado, sobretudo no segundo tempo, mas o goleiro Tiago Cardoso conseguiu segurar o resultado. Com o empate – o segundo seguido por 0x0, já que, na rodada passada, o Tricolor havia empatado com o Sampaio Corrêa, também por 0x0, o Santa foi para o 13º lugar, com 24 pontos. O Avaí é o quarto colocado, com 31 pontos.
Por estar em um melhor momento, figurar entre os quatro que se classificam à Primeira Divisão e jogar em casa, o Avaí partiu para cima do Santa Cruz. O time tinha no meia Marquinhos, que já jogou no Tricolor, o grande articulador das jogadas ofensivas. O time criava e conseguia chegar à meta defendida por Tiago Cardoso, mas finalizava mal. Quando a bola chegava ao gol, Tiago garantia de segurar as investidas.
Como a grande maioria dos times que joga em casa e parte para cima, o Avaí acabou cedendo alguns espaços para os contra-ataques do Tricolor. O problema é que a equipe coral não conseguia chegar com eficiência ao gol adversário. Sempre que tinha a chance, acabava esbarrando no sistema defensivo do time catarinense. O jogo ficou morno, com boas chances do Avaí e algumas investidas do time coral.
As principais investidas do Avaí eram pelo lado esquerdo do Santa Cruz, em cima do contestado Renatinho. Bocão e Diego Jardel caíam sempre por esse setor, mas não conseguiram reproduzir o poderio ofensivo em gol.
No segundo tempo o Avaí partiu ainda mais para cima do Santa e deu um verdadeiro sufoco no Tricolor. Marcando em cima, não dava espaço para o Tricolor respirar. Afastar a bola pra frente, mesmo que sem ninguém para pegá-la, acabou virando a tônica da Cobra Coral.
Entretanto, sempre que conseguia chegar com chances de finalizar, o Avaí tinha em Tiago Cardoso um carrasco. O goleiro fez pelo menos três grandes defesas, de finalizações feitas de dentro da área, e garantiu o 0x0.
Ficha Técnica
AVAÍ 0 x 0 SANTA CRUZ
Avaí/SC: Vagner; Bocão, Pablo, Antônio Carlos e Marrone; Júlio César, Eduardo Neto, Diego (Paulo Sérgio) e Marquinhos; Anderson Lopes e Willen. Técnico: Geninho.
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Renan Fonseca e Renatinho; Sandro Manoel, Everton (Bileu), Danilo Pires e Carlos Alberto (Wescley); Keno e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Guedes.
Estádio: Ressacada, Florianópolis (SC).Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Frederico Soares Vilarinho (ambos do MG). Cartões amarelos: Anderson Lopes (21′/2ºT), Marquinhos (30′/2ºT)