Empresas como Google e IBOPE apostam no trabalho que aplica a tecnologia social voltada para desenvolver sua comunidade
Incentivar um trabalho que garanta o desenvolvimento de empresas e projetos inovadores voltados à comunidade, levou o Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama (Niep), em Coruripe, a ser procurado por empresas, além da chance de participar seletivas para premiações que reconhecem entidades as quais atuam em prol de educação, melhoria na qualidade de vida, geração de renda e transformação social.
Amparado pela Cooperativa Pindorama e pelo Centro Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), o desafio do Niep agora é conquistar o 5º Prêmio ODM Brasil, na categoria Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), elaborado pela ONU. A premiação acontece em abril e o núcleo está na semifinal do certame.
Mais que expectativa para o prêmio, a equipe do Niep aproveita o reconhecimento para intensificar suas atividades. “Contamos com a parceria da cooperativa e do Cetrup, os quais temos total apoio nas ações sociais que são desenvolvidas. Estamos intensificando as visitas aos grupos sociais, às escolas, secretarias municipais de educação de Coruripe e Penedo, aos empreendimentos incubados e pré-incubados, para que fiquem informados sobre a seletiva. Por isso uniremos forças em prol desse objetivo, que visa o fortalecimento das ações cooperativistas com foco no desenvolvimento da região de Pindorama”, explica a coordenadora do núcleo, Marinalva Nanes.
Além de ser semifinalista dessa premiação, o Niep ainda concorre ao Desafio de Impacto Social Google Brasil, concurso que estimula organizações sem fins lucrativos e não-governamentais brasileiras a apresentarem projetos que utilizem da tecnologia para enfrentar problemas sociais e melhorar o mundo. Se ficar entre as quatro organizações selecionadas, o núcleo receberá um prêmio no valor de R$ 1 milhão, além de assistência técnica do Google para ajudar a dar um pontapé a seus projetos.
Sobre os trabalhos no âmbito da tecnologia social, a equipe enviou seu projeto para muitas instituições e constantemente é acionada. “Por conta do modelo aplicado em nosso projeto, o Instituto IBOPE nos liga interessado em saber qual pontuação daríamos para o trabalho de responsabilidade social de empresas como Petrobras, Coca cola, Vale do Rio Doce, IBM, Nestlé, Magazine Luíza, Odebrecht, P&G, Facebook, Walmart, Carrefour, Pão de Açúcar, Bosch, Boticário, Natura, Ambev e Editora Abril”, destaca Marinalva.
O Niep
Em seu portfólio, o núcleo, que ainda tem parceiros como o Sebrae-AL, OCB/SESCOOP – AL, Fundação Banco do Brasil, e Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), desenvolve uma tecnologia de inovação que favorece colonos, colaboradores e a comunidade, contribuindo para o crescimento socioeconômico dos envolvidos e seus familiares.
A tecnologia é dividida em diversos segmentos empresariais, tendo como suas empresas graduadas a Associação dos Psicultores da Aldeia Palmeira Alta; Associação de Confecção Nova Esperança, loja Coopshop e a Estação Digital Renne Bertholet. Ainda dentro de suas ações, realiza atividades de consultorias, cursos, capacitações e o acompanhamento do desenvolvimento de iniciativas do Cetrup, como os programas Cooperjovem e Jovemcoop e o projeto O Amanhã de Pindorama.
