Ministros do Meio Ambiente dos países que compõem o BASIC – Brasil, África do Sul, Índia e China – se reuniram neste fim de semana (26 e 27 de fevereiro) em Nova Déli (Índia) para avaliar a política global de mudança climática pós-Cancún e, também, avançar nas negociações que serão conduzidas na próxima conferência das Nações Unidas sobre o tema, marcada para o fim deste ano em Durban (África do Sul).
A reunião foi o primeiro encontro internacional sobre o tema ‘mudança do clima’ desde dezembro de 2010, quando foi realizada a Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-16, em Cancún (México).
Assim como ocorreu no Rio de Janeiro em julho de 2010, o evento em Nova Déli teve o formato ‘Basic Plus’, contando com a participação de países convidados – desta vez, Argentina, Argélia e as Maldivas.
Entre os temas debatidos, os participantes da reunião do BASIC discutiram o segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto e a eliminação de Hidrofluorocarbonetos (HFCs), substâncias que favorecem o aquecimento global.
A reunião de Nova Déli foi a sexta do BASIC, grupo formado em Pequim (China) em novembro de 2009.