O prestígio de Siqueira nos principais rankings internacionais levou o jogador a estar entre os melhores do país em 2018
O poker é um esporte que impacta milhões de brasileiros diariamente. Entre iniciantes, entusiastas e profissionais, o Brasil está entre os melhores países do mundo nessa modalidade das cartas. Em Alagoas, há um competidor que honra as cores do Estado Brasil afora e que segue na elite do poker.
Ele se chama Rogério Siqueira e conta com um currículo impressionante no poker. De Arapiraca, um dos destaques do esporte alagoano estreou na temporada de 2019 com o pé direito. Siqueira conquistou um dos eventos da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP), tido como um dos principais circuitos do mundo e o maior da América Latina.
Disputado em Puerto Iguazú, na Argentina, Siqueira brilhou e largou em boa posição no ranking geral da temporada de 2019. Geralmente o BSOP tem cerca de sete etapas ao longo do ano e iniciar na parte de cima da tabela é sempre uma vantagem inestimável.
Após a primeira etapa, Siqueira iniciou a temporada com a 16ª colocação no ranking geral. No ranking Omaha, modalidade que também é disputada no circuito do BSOP, o alagoano começou ainda melhor e figura entre os cinco primeiros colocados.
Não é de hoje que Siqueira pratica poker em altíssimo nível. De acordo com o site Hendon Mob, a primeira premiação de destaque no cenário nacional veio em 2014 em uma das etapas do BSOP. No ano passado, Siqueira ficou em 34º no ranking brasileiro do Global Poker Index (GPI) — maior referência em ranking de poker no mundo. Quem ficou em primeiro nessa lista foi o mineiro João Simão, que conta com um currículo impressionante e é um dos melhores do mundo.

O prestígio de Siqueira nos principais rankings internacionais levou o jogador a estar entre os melhores do país em 2018. O alagoano foi um dos 32 participantes do torneio Top do Brasil, que reuniu apenas a nata do poker brasileiro em um torneio realizado em Brasília.
“Graças aos meus resultados em torneios ao redor do mundo, hoje, mesmo sendo um jogador recreativo, me encontro entre os TOP 32 do país onde somos um total de mais de 8 milhões de jogadores registrados na CBTH (Confederação Brasileira de Taxas Hold'Em)”, afirmou Siqueira.
Siqueira não conquistou o título, no entanto, o fato de ter entrado no torneio como um dos melhores competidores do país trouxe muita experiência para o já veterano competidor.
Para Siqueira, o fato do poker envolver estratégia e psicologia ajuda em outras partes da vida. “Essas características do poker servem também para aplicarmos na vida, porque nos ajudam a entender melhor as relações interpessoais e tomarmos as melhores decisões”, disse o competidor.
Além de já ser muito conhecido nas competições brasileiras, Siqueira também tem experiência no poker internacional. O alagoano já disputou algumas edições da World Series of Poker (WSOP), reconhecida mundialmente como o circuito mais importante do mundo.
Foi em um dos torneios do WSOP que o alagoano conseguiu uma de suas maiores façanhas da carreira. Durante um evento do WSOP Circuit Argentina, Siqueira foi campeão de um torneio na modalidade Omaha e, dessa maneira, entrou no rol dos campeões mundiais.
Para conquistar o título, que veio em 2017, Siqueira teve que ultrapassar 80 concorrentes. Como premiação, ele conquistou pouco mais de US$ 10 mil. “É uma emoção única, principalmente porque nesse evento minha esposa veio. Ela é meu grande amuleto, está do meu lado, realmente é algo imensurável tudo isso”, afirmou após a conquista.

O Omaha não é a única especialidade de Siqueira. Ele também gosta de competir a modalidade Texas Hold’em, vista pela maioria como a mais popular do esporte das cartas.
Como se não bastasse a reputação de Siqueira, ele ajuda a fomentar o poker em Alagoas. O competidor foi peça fundamental na criação do Arapiraca Poker Sports e já incentivou diversos eventos por lá.
“Rogério é uma referência no poker brasileiro e grande incentivador do esporte para a criação do Arapiraca Poker Sports, aberto em 2017. Como um dos melhores do país, era natural que quem joga poker tenha vontade de dividir a mesa com ele. Por isso, agora concretizamos o sonho de muito poker player, que era ter um torneio com Rogério Siqueira”, disse o competidor Bruno Rafael.
O poker não para de crescer no Brasil e ter um representante entre os melhores do país é excelente para o poker alagoano — que está em ascensão. Com Siqueira no auge da carreira, é provável que o arapiraquense continue nos holofotes do poker por muito tempo.
