×

Negócios/Economia

Na Cooperativa Pindorama, Niep concorre ao Prêmio ODM Brasil

A entidade está concorrendo por meio das ações desenvolvidas com as práticas de tecnologias sociais

O Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama (Niep) está como uma das 60 empresas pré-selecionadas para a quinta edição do Prêmio ODM Brasil 2013. A entidade está concorrendo por meio das ações desenvolvidas com as práticas de tecnologias sociais. A premiação tem por objetivo contemplar as boas práticas sociais aplicadas em instituições de todo o país em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), elaborados pelas Nações Unidas.

No dia 22 de outubro, a equipe do Gabinete da Presidência da República, responsável pela seleção e representado por Karolina Rocha e Sandro Pereira, vieram de Brasília para visitar as dependências da Pindorama, em Coruripe, Alagoas, para conhecer seu modelo de gestão e iniciativas aplicadas em prol do desenvolvimento social, econômico e sustentável.

Durante a visita ao NIEP, que contou com a presença do presidente da cooperativa, Klécio Santos, e da superintendente do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), Alda Júlia Calheiros, a equipe da seletiva foi apresentada aos alunos e professores dos programas Cooperjovem, Jovemcoop e Jovem Aprendiz, além das costureiras de Pindorama, da aldeia Conceição, os Piscicultores de Palmeira Alta e aos adolescentes do projeto O Amanhã de Pindorama, que fizeram apresentação com o grupo de flautas Pindorama Musical. A equipe ainda visitou o memorial René Bertholet e a Indústria Pindorama.

Sobre a honra de estar na seletiva para a premiação, a equipe do Niep já se sente vitoriosa. “Durante a visita, os organizadores nos parabenizaram pelo trabalho de desenvolvimento realizado em Pindorama. Vieram conhecer as ações, empreendimentos, associações, programas educacionais e a própria incubadora. A nossa expectativa é que chegaremos ao final desta premiação com muito orgulho”, revela a gerente do núcleo, Marinalva Nanes.

O trabalho desenvolvido pelo Niep conta com o apoio, além da própria Cooperativa Pindorama e do Cetrup, de parceiros como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae-AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Alagoas (OCB/SESCOOP-AL).

Caso seja finalista, a entidade viaja para Brasília em março ou abril de 2014 – os organizadores ainda não definiram a data – para participar da cerimônia de premiação.

Certificado

Ainda no último dia 22 de outubro, a cooperativa foi certificada com sua Associação de Confecção Nova Esperança de Pindorama, contemplada pela Fundação Banco do Brasil, como Tecnologia Social 2013. O prêmio foi entregue pelo gerente da agência do Banco do Brasil em Coruripe, Carlos Eduardo, representando a fundação.

“Esse é o segundo prêmio de tecnologia social, recebido pela associação. Com o apoio do NIEP, as empresas graduadas e incubadas desenvolvem ações com práticas de sustentabilidade, resultando em empresas de sucesso. Em parceria com a Pindorama e o Sebrae, todo esse trabalho se transforma em realidade”, comemora mais uma vez Marinalva Nanes.