×

Política

Na Câmara, Renan Filho recebe Ricardo Teixeira e secretário-geral da Fifa

O deputado Renan Filho (PMDB-AL) recebeu na comissão especial da Lei Geral da Copa desta terça (8) o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. A audiência pública tinha por objetivo buscar um consenso em relação às divergências entre as demandas da FIFA para a realização do Mundial no Brasil e a opinião do Governo Federal.

O secretário-geral da FIFA esclareceu que será criada uma categoria reduzida para garantir o acesso privilegiado aos estudantes. A chamada categoria quatro custará U$25 para todos os jogos, com exceção da abertura e da final do torneio. Um montante de 10% da categoria bruta será reservado dentro destas condições.

Renan Filho afirmou que foi com muita felicidade que ouviram as palavras do secretário-geral, no sentido de garantir os direitos sociais dos brasileiros. “Os estudantes já têm por tradição antiga o direito a meia-entrada. Esse direito vigora desde 1940 e foi suprimido apenas durante o período da ditadura militar. Nós não podemos deixar que isso aconteça novamente”, defendeu o deputado.

Valcke assegurou que a FIFA não pretende suprimir a legislação brasileira, mas lembrou que alguns textos foram escritos com relação às competições nacionais e que não seriam suficientes para um evento do tamanho da Copa do Mundo. Ele salientou que o Brasil será o centro do mundo durante 32 dias e será o país para o qual todos os olhares estarão voltados. “É fundamental trabalhar em cooperação quando devemos falar a mesma língua e ter os mesmos objetivos”, afirmou o secretário.

O deputado Renan Filho apresentou a Jerôme Valcke no início da audiência Pública uma proposta para que o tema social da Copa do Mundo de 2014 seja “O desarmamento por um mundo mais justo e sem armas”. O Brasil é o país com mais homicídios por armas de fogo do mundo, com 95 brasileiros mortos por dia desta maneira. O presidente da comissão de Turismo e Desporto, Jonas Donizette (PSB-SP) demonstrou seu apoio ao pedir “que esta comissão abrace essa questão que simboliza a paz para o nosso povo”.