×

Maceió

Mutirões de limpeza da Prefeitura beneficiam diversas regiões

Mutirões de limpeza da Prefeitura beneficiam diversas regiões

Os mutirões de limpeza realizados pela Prefeitura de Maceió já beneficiaram mais de 350 regiões da capital nos últimos três anos. A ação envolve uma equipe com cerca de 150 garis e é realizada todos os sábados em duas regiões da cidade, conforme a programação coordenada pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). Durante o mutirão, os locais contemplados recebem serviços manuais e mecanizados, entre capinação, varrição, pintura de guias, coleta de entulhos e limpeza de valetas.

Somente entre maio e junho deste ano, 15 comunidades já foram contempladas e no próximo sábado (18), mais três locais vão receber a ação da Prefeitura. De acordo com o titular da Slum, David Maia, os mutirões serão realizados nos conjuntos Clima Bom 1 e 2, Colibri e Colina 2. O gestor destaca a importância do trabalho operacional nos bairros e lembra que, durante os mutirões, os maceioenses podem realizar o descarte de resíduos volumosos, lançado na campanha Descarte Legal.

“O mutirão é uma verdadeira faxina, como fazemos em casa de tempos em tempos. São cerca de 150 homens que chegam às comunidades e realizam uma limpeza completa, melhorando a qualidade de vida da população. Junto com o mutirão também temos o caminhão Descarte Legal, que recebe materiais inservíveis, como móveis ou eletrodomésticos. Assim, evitamos que este resíduo seja jogado de forma inadequada, formando pontos de lixo. É importante ressaltar que isso tudo só tem efeito prático se a população colaborar”, afirma David Maia.

Líder comunitário do Colina II, Edson dos Santos reconhece a importância dos mutirões. A região em que ele mora será uma das contempladas no sábado (18), aonde as equipes da Slum vão levar os serviços de limpeza. Para ele, o trabalho traz benefícios à qualidade de vida dos moradores. Edinho, como é conhecido no conjunto, também destacou o serviço realizado pela Prefeitura por meio da campanha Descarte Legal, com a coleta do lixo volumoso.

“É um trabalho fundamental. Nós precisamos da ação do Município, que tem atendido bem as comunidades, e chegou a nossa vez de sermos atendidos com uma limpeza geral. Fico muito feliz de saber que a Prefeitura está inovando, que está coletando o entulho volumoso que muitas vezes o cidadão não sabe aonde jogar. Receberemos o mutirão, mas precisamos que os moradores também colaborem. A coleta é completamente correta, passa três dias na semana, então cada um deve se conscientizar e não jogar o lixo em lugar errado. Uma cidade limpa é livre de epidemias, é preciso lembrar sempre disso”, afirma Edinho.

Quem também destaca a iniciativa da Prefeitura é o líder comunitário e conselheiro tutelar Arildo Alves de Souza, que representa os conjuntos Clima Bom e Colibri. Ele comentou que, mais importante que a realização do mutirão, é a conscientização da população. Arildo, assim como Edson do Colina, reforça que os moradores devem ajudar para manter a cidade limpa, já que o serviço de coleta e as ações de limpeza são constantes.

“Se a coleta de lixo é realizada frequentemente, por que jogar o lixo na rua ou em áreas verdes? Isso só prejudica a cidade e o próprio cidadão que age errado. No tempo que estamos com este surto das doenças causadas pelo Aedes aegypti, as pessoas precisam se educar e se conscientizar. A Prefeitura realiza a limpeza corretamente, mas sempre tem aquele que joga lixo em um terreno, prejudicando a todos”, comenta Arildo Souza.

Além das ações de limpeza, o líder comunitário cita outros trabalhos realizados pela gestão municipal na região. Ele destaca os reforços na iluminação pública, a melhoria no transporte coletivo por meio da licitação e a construção do terminal de ônibus no Rosane Collor e a reforma do que já existia no Osman Loureiro, o recapeamento de vias, a reforma de escola Zumbi dos Palmares e do posto de saúde, além da construção de um centro educacional infantil e de uma praça no Clima Bom.

“Esta gestão tem um olhar diferenciado para a nossa comunidade, para todas as áreas da periferia. Para nós, são serviços de extrema importância que só trazem melhorias. Somente na escola, o benefício é enorme, já que o local não recebia nenhuma reforma grande há 20 anos. A creche agora atende mais de 240 crianças. Tudo isso é motivo de felicidade para os moradores desta região”, completa o líder.

As próximas regiões que serão contempladas ainda serão definidas na nova ordem de serviços da Slum, que concentra nesta programação todas as solicitações de serviço recebidas por meio do Disque Limpeza 3315-2600, pelo www.maceio.al.gov.br/slum/fale-conosco ou por ofício protocolado na sede da Slum, que é a forma adequada para o medido de limpeza em demandas maiores.