×

Alagoas

Mutirão oferece serviços de saúde para população do Eustáquio

Depois de passar pelas dez Regiões de Saúde do Estado de Alagoas, o mutirão Saúde em Movimento retornou a Maceió para ofertar exames nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular e cardiologia, além de consultas com clínico geral, ortopedista e oftalmologista. A ação aconteceu nesta quinta-feira (5), na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, no Conjunto Eustáquio Gomes.

Essa oferta de exames e consultas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita, faz parte de uma iniciativa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (Apae), que ainda oferece o serviço de triagem para cirurgias de adenoide, amígdalas e catarata, além da oferta de óculos de grau a pessoas com problemas de visão.

Com dificuldade de enxergar, a dona de casa Maria Arlinda da Silva, 62 anos, foi consultada pelo oftalmologista pela primeira vez durante o mutirão. “Esperei tanto por esse exame e agora chegou a hora”, revelou. Em menos de 30 minutos, a dona de casa passou por todas as etapas, desde a consulta até a realização do exame de oftalmológico.

Na especialidade de oftalmologia, o mutirão disponibiliza à população, primeiramente, o colírio para dilatar a pupila. Na sequência, o paciente faz o exame de refração, para saber o grau necessário para ver bem de longe e de perto. Depois, ele passa pela consulta com o oftalmologista que, ao analisar o diagnóstico, encaminha para a retirada dos óculos ou cirurgia, se necessário.

No caso de dona Maria Arlinda, foi detectada a catarata. Ela refez a refração para saber o grau da lente que vai usar para a operação e já saiu do mutirão com o pré-agendamento da cirurgia de catarata. “Eu achei essa iniciativa boa demais. Agora é só esperar a ligação para ir à clínica fazer a cirurgia”, contou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o mutirão Saúde em Movimento tem como objetivo promover a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde. “O Governo do Estado pretende facilitar o acesso da população a procedimentos de média complexidade”, acrescentou.

Atendimento

O Mutirão Saúde em Movimento foi iniciado em novembro de 2013 e já atendeu mais de 15 mil pessoas nos dez municípios pelo qual passou. Para ter acesso aos serviços, os usuários do SUS devem portar um documento de identificação e o Cartão SUS.