Os moradores do bairro Benedito Bentes foram os primeiros contemplados com as ações do mutirão Saúde em Movimento, que ofertou consultas, exames e marcação de cirurgias nas especialidades oftalmologia, otorrinolaringologia e vascular. A iniciativa do Governo do Estado, que teve a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Prefeitura de Maceió, aconteceu nesta sexta-feira (8), no ginásio do Colégio Fantástico.
Com 13 consultórios e cerca de 80 profissionais, o mutirão do Benedito Bentes foi estruturado para atender cerca de mil pessoas, com os serviços de consulta oftalmológica e entrega de óculos. Também foi realizada triagem para a cirurgia de varizes, com ultrassom Doppler, triagem para cirurgia de adenoide e amígdalas, com exame de videolaringoscopia para crianças em idade até 12 anos, além de exames laboratoriais.
O aposentado José Eduardo dos Santos foi o primeiro contemplado do mutirão para cuidar da saúde dos olhos. “Já não estava enxergando bem com meus óculos antigos e vim buscar atendimento no meu próprio bairro. A iniciativa foi muito boa, o atendimento é rápido e agora vou escolher a armação para depois buscar meus óculos no Instituto Amadal e voltar a enxergar melhor com as lentes novas”, disse.
João Vitor Tavares da Silva, 5, já vinha sendo acompanhado pelo otorrinolaringologista da unidade de saúde do bairro, que o encaminhou para a cirurgia de adenoide. Com a iniciativa do mutirão, a dona de casa Laura Almeida da Silva, mãe de João Vitor, teve a oportunidade de realizar o exame e ainda sair com a data da cirurgia agendada. “O mutirão foi uma benção para mim, porque eu consegui marcar a cirurgia do meu filho pelo SUS”, revelou a dona de casa.
Ação em outros bairros – Para garantir a oferta de serviços do mutirão Saúde em Movimento, o governador Teotonio Vilela assinou o termo de compromisso que estabelece as metas e deveres de cada entidade para a realização das ações. O documento também foi assinado pelo secretário de Estado de Saúde, Jorge Villas Bôas; a secretária adjunta de Saúde de Maceió, Marta Celeste Mesquita; e o presidente da Apae, Alesson Loureiro.
“As parcerias são fundamentais para que juntos possamos garantir e fortalecer um atendimento de qualidade aos alagoanos. E essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações que o Governo do Estado vem realizando para desafogar o Hospital Geral do Estado, já que muitos usuários do Sistema Único de Saúde recorrem a esse hospital para solucionar problemas que devem ser atendidos na Atenção Básica”, disse o governador.
O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, reafirmou que muitos pacientes que necessitam de especialidades acabam procurando o HGE, que é referência em urgência e emergência. “A iniciativa vai ajudar a minimizar as filas dos procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. De forma proativa, o governador Teotonio Vilela Filho está levando saúde às pessoas que precisam”, destacou, ao revelar que o próximo bairro contemplado pelo Saúde em Movimento será o Jacintinho.
