×

Penedo

Mutirão de saúde beneficia 1500 pessoas de Penedo e municípios vizinhos

Programa Saúde em Movimento ofertou várias especialidades médicas gratuitas

Teve início nesta manhã de sexta-feira (31), e encerrou no final da tarde, uma grande ação social envolvendo a APAE, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Saúde de Penedo, através do Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL).

O mutirão que aconteceu nas dependências da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, beneficiou 1500 pessoas, tanto de Penedo, quanto da região, com a oferta gratuita de várias especialidades médicas.

Os beneficiados tiveram acesso a consultas médicas, agendamento de cirurgias e tratamentos clínicos, nas seguintes especialidades: Oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica médica, ortopedia, cirurgia vascular e atendimento laboratorial.

“Esta ação social beneficiou 1500 pessoas de toda a região. Aqui ofertamos a consulta médica, e se necessário passar por um procedimento, o paciente sai com tudo agendado. Este dia buscou beneficiar toda a família. Recebemos pai, mãe e filho, todos tiveram acesso a uma gama de especialidades médicas”, destacou o diretor da APAE, Adeilson Loureiro.

Cone Freire - aquiacontece.com.brImportância

“Ações como essas são muito importantes. Só como exemplo, uma senhora nos procurou com um encaminhamento datado de 2011, expedido na gestão anterior. Onde ela tinha que fazer o exame ecodoppler de membro inferior colorido. Este procedimento busca detectar se o paciente precisa passar por cirurgia de varizes. Rosilene dos Santos fez o exame e o médico avaliou. Observe a importância deste dia. Fez o exame que esperou por três anos, recebeu o resultado e saiu com a data da cirurgia marcada. Outras ações como esta deverão acontecer em outras cidades alagoanas, diante do grau de importância”, explicou Loureiro.

Buscando desafogar o SUS

Ainda segundo o diretor da APAE, mutirão como estes, busca desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS). “O maior problema da saúde pública no Brasil é a demanda. E esta ação busca reduzir tempo de espera para a realização de consultas e exames. Os pacientes ficam de um a dois anos na fila de espera. E com o programa ‘Saúde em Movimento’, o tempo foi reduzido à zero. Fez a consulta e, ou o exame e acabou saindo com a cirurgia marcada, se necessário”, concluiu Adeilson Loureiro.