Programa Saúde em Movimento ofertou várias especialidades médicas gratuitas
Teve início nesta manhã de sexta-feira (31), e encerrou no final da tarde, uma grande ação social envolvendo a APAE, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Saúde de Penedo, através do Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL).
O mutirão que aconteceu nas dependências da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, beneficiou 1500 pessoas, tanto de Penedo, quanto da região, com a oferta gratuita de várias especialidades médicas.
Os beneficiados tiveram acesso a consultas médicas, agendamento de cirurgias e tratamentos clínicos, nas seguintes especialidades: Oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica médica, ortopedia, cirurgia vascular e atendimento laboratorial.
“Esta ação social beneficiou 1500 pessoas de toda a região. Aqui ofertamos a consulta médica, e se necessário passar por um procedimento, o paciente sai com tudo agendado. Este dia buscou beneficiar toda a família. Recebemos pai, mãe e filho, todos tiveram acesso a uma gama de especialidades médicas”, destacou o diretor da APAE, Adeilson Loureiro.
Importância
“Ações como essas são muito importantes. Só como exemplo, uma senhora nos procurou com um encaminhamento datado de 2011, expedido na gestão anterior. Onde ela tinha que fazer o exame ecodoppler de membro inferior colorido. Este procedimento busca detectar se o paciente precisa passar por cirurgia de varizes. Rosilene dos Santos fez o exame e o médico avaliou. Observe a importância deste dia. Fez o exame que esperou por três anos, recebeu o resultado e saiu com a data da cirurgia marcada. Outras ações como esta deverão acontecer em outras cidades alagoanas, diante do grau de importância”, explicou Loureiro.
Buscando desafogar o SUS
Ainda segundo o diretor da APAE, mutirão como estes, busca desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS). “O maior problema da saúde pública no Brasil é a demanda. E esta ação busca reduzir tempo de espera para a realização de consultas e exames. Os pacientes ficam de um a dois anos na fila de espera. E com o programa ‘Saúde em Movimento’, o tempo foi reduzido à zero. Fez a consulta e, ou o exame e acabou saindo com a cirurgia marcada, se necessário”, concluiu Adeilson Loureiro.
