×

Maceió

Mutirão contra glaucoma atende 200 pessoas no Vergel do Lago

Cerca de 200 pessoas foram atendidas nesta sexta-feira (23), no Caic Virgem dos Pobres, no bairro do Vergel, por um grupo de profissionais da Unidade de Saúde, em parceria com a equipe do Instituto da Visão e do Ministério da Saúde. Para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o objetivo da ação é prevenir e detectar os casos de glaucoma na comunidade.

O diretor administrativo do Caic, Jair Monteiro, conta que o mutirão teve início pela manhã e faz parte do Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, que pretende tornar o tratamento e o acompanhamento do glaucoma acessíveis a todos.

O programa atende às portarias MS/GM nº 867 de 9 de maio de 2002 e MS/SAS nº 338 de 9 de maio de 2002, que determinam o acompanhamento e a medicação antiglaucomatosa gratuitamente.

O médico do Instituto da Visão César Amorim explica que os pacientes são submetidos a dois exames: a medida da pressão ocular e a observação do nervo ótico, chamada fundoscopia, que vai analisar a estrutura lesionada. “Após o atendimento, os pacientes com glaucoma serão cadastrados no programa e além de serem monitorados, receberão medicação gratuitamente”, disse Amorim.

Apesar de se tratar de uma doença crônica que vai acompanhar quem é acometido por ela por toda sua vida, sabe-se também que o seu diagnóstico precoce e o seu tratamento contínuo são os principais fatores que poderão evitar os danos causados pelo glaucoma. O preço dos colírios indicados para o tratamento do glaucoma pode chegar a R$ 120, e o paciente deve utilizar mais de um colírio. Isso pode tornar o tratamento inacessível e é a principal causa do abandono do tratamento. Os mutirões estão sendo realizados em diversos bairros de forma itinerante. As comunidades que desejarem receber as equipes podem ligar para o telefone: 2121.6868.