Mutirão neste sábado (4), na Praça Deodoro, em Maceió, vai atender pessoas em situação de rua. Haverá regularização de documentos, assistência jurídica, banho solidário, alimentação e doação de donativos, como roupas, lençóis e calçados. A ação ocorrerá das 8h às 16h.
Serão oferecidos também serviços de saúde, incluindo atendimentos médicos básicos e encaminhamentos para serviços especializados. Haverá ainda atividades culturais, orientação para acesso a programas de assistência, aconselhamento e suporte para reintegração social.
A ação visa promover a justiça e reduzir as barreiras decorrentes de vulnerabilidades econômicas e sociais, ajudando essas pessoas a acessar direitos fundamentais.
Órgãos parceiros
A iniciativa é da Comissão Pop Rua Jud da Justiça Federal, que reúne diversas instituições. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participará por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos (CDH) e da Justiça Itinerante.
Também atuarão no mutirão os seguintes órgãos: Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Procuradoria-Geral Federal/Advocacia-Geral da União, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado, INSS, Ordem dos Advogados (OAB), Sindicato dos Advogados (Sindav), Receita Federal, Caixa Econômica, Instituto de Identificação, Cesmac, Prefeitura de Maceió, Governo de Alagoas, Polícia Militar, Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Movimento População de Rua, Consultório na Rua e Instituto Transformar.
Por Assessoria